VI Convenção Paraibana de Contabilidade reuniu cerca de 300 participantes em João Pessoa

A cidade de João Pessoa sediou, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2017, a VI Convenção Paraibana de Contabilidade. O evento teve a organização do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) e reuniu palestrantes renomados de várias regiões do Brasil. Foram registrados cerca de 300 participantes, entre estudantes, pesquisadores, técnicos em Contabilidade e contadores, além de interessados de outras áreas do conhecimento.

Participaram da mesa solene na abertura do evento o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martônio Alves; o presidente do CRCPB, Garibaldi Dantas Filho; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim; o secretário da Receita do Estado da Paraíba, Marconi Frazão; o membro da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Carlos Fernandes; o deputado estadual Janduhy Carneiro; o presidente da Academia Paraibana de Ciências Contábeis, Glaydson Trajano; a coordenadora da Comissão Paraibana da Mulher Contabilista, Joseane Targino; o presidente do Sescon-PB, Joelmarx Sobrinho; e o presidente do Sincontab-PB, Laércio Braga.

Ainda na solenidade de abertura da VI Convenção, foram concedidas homenagens do CRCPB. A medalha Genilsa Barros, reservada a condecorar personalidades que contribuíram para a Contabilidade no estado da Paraíba, foi conferida ao presidente do CFC, José Martônio Alves; à presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim; e ao empresário contábil José Roberto Cavalcanti. Após a entrega da medalha, 13 profissionais que desenvolveram importantes trabalhos para o crescimento da profissão contábil foram agraciados com o troféu Amigo da Contabilidade, entre eles o delegado da Receita Federal em João Pessoa, Marialvo Laureano; e a presidente do Conselho de Recursos Fiscais da Paraíba, Gianni Cunha da Silveira.

A IV Convenção foi realizada no Hotel Manaíra e contou com outros dois eventos dentro da programação oficial: o XI Encontro Paraibano da Mulher Contabilista e o III Colóquio de Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis.

“A Contabilidade como forma de controle dos recursos e patrimônios públicos e privados” foi o tema da Convenção. Dentro dela, foram debatidos o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial); o Simples Nacional; a nova metodologia do arrendamento mercantil; as alterações nas alíquotas de PIS e Cofins; entre outros.

Para tratar dos assuntos apresentados, foram trazidos à capital paraibana alguns dos maiores especialistas nos temas. Os participantes também foram contemplados com uma palestra virtual, ao vivo, do juiz Marlos Augusto Melek, um dos membros da Comissão de Redação da nova reforma trabalhista. Ele ministrou apresentação com o tema “O que esperar da Reforma Trabalhista em um ambiente hostil para negócios”.

Também foram palestrantes da Convenção o professor Filemon Augusto Assunção e o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil Jonathan Formiga, que falaram sobre o eSocial. Para tratar do tema “Recuperação Judicial: desafios e oportunidades ao profissional da Contabilidade”, foi convidado o especialista Júlio César Siqueira, que lançou um livro durante a Convenção.

Durante o XI Encontro Paraibano da Mulher Contabilista, que esteve dentro da Convenção, destaca-se a participação da contadora Maria Clara Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A vice-presidente da Academia Baiana de Ciências Contábeis e conselheira do CFC, Constança Galvão, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso, Sílvia Mara Leite, também estiveram no quadro de palestrantes.

No último dia do evento, foram premiados os três primeiros colocados na avaliação de trabalhos científicos inscritos na Convenção.

Veja mais fotos em: https://www.facebook.com/pg/CRCPB/photos/?tab=album&album_id=1548560835200601