Informativo – 2020

Verticalizar a CASP-PB será o caminho para trazer bons resultados*

A Contabilidade representa fator de proteção do patrimônio dos entes públicos, na medida em que gera informações que permitem a adequada tomada de decisão pelo gestor público. A divulgação dessas informações também contribui para o monitoramento da responsabilidade fiscal requerida do gestor, objetivando uma administração responsável e transparente, permitindo o conhecimento dos resultados da gestão por parte da sociedade.

Sem Contabilidade não existe transparência e sem o profissional da Contabilidade não existe órgãos de controle, tudo está conectado para funcionar bem.

Estamos reiniciando um novo ciclo na comissão da CASP-PB, onde o objetivo central é contribuir para o aprimoramento da Contabilidade Aplicada ao Setor Público em benefício do controle interno, externo e da qualidade da informação contábil para a sociedade. Contribuir para a disseminação do conhecimento entre os profissionais da Contabilidade Pública com novas ideias e novos desafios.

Esse desafio só será possível se caminharmos juntos e de forma integrada. A ideia da verticalização da comissão é construir o alicerce fundamental para distribuição de tarefas e promover ações de impacto na Contabilidade Pública. Precisamos trabalhar fortemente com parcerias, planejamento estratégico, estudos de casos, relatórios integrados, ferramentas de gestão, métodos e boas práticas que produzam resultados, capacitação e investimento em tecnologia da informação. Só assim, conseguiremos justificar a nossa necessidade de existir sendo útil à sociedade. Por isso precisamos cada vez mais de voluntários na comissão da CASP-PB para que possamos chegar mais rápido e mais longe. A comissão da CASP-PB tem que ser um organismo vivo para alcançar ao seu real objetivo, para que os profissionais sejam beneficiados na sua prática diária.
Ao final, pode-se concluir que o Conselho Regional de Contabilidade, que tem como atribuições principais a educação continuada, o registro, o exame de suficiência e a fiscalização, tem papel fundamental para a valorização da classe contábil sem esquecer, de orientar o profissional a observar as normas vigentes e a ética.

Cleber Oliveira de Figueiredo
Comissão CASP-PB | Política Institucional do Setor Público

Verticalização da Comissão CASP-PB se torna uma realidade

Apesar do setor público possuir uma quantidade reduzida de profissionais contábeis em relação ao seguimento empresarial, faz necessário um distribuição de tarefas para facilitar o engajamento de vários profissionais para o fortalecimento de ações de impacto para o setor público e para sociedade e por consequência fomentando parcerias e disseminação de conhecimento.

CONHEÇA O OBJETIVO E A NECESSIDADE DA VERTICALIZAÇÃO DA CASP-PB

A verticalização nasce com o objetivo de impulsionar as atividades do setor público, interligando todos os profissionais da Contabilidade Governamental, do sertão ao litoral, para um só objetivo e missão: tornar visível o nosso seguimento para sociedade, governos e órgãos de controle.

Somos 7 verticais constituídas:

1-Política Institucional do Setor Público
2-Desenvolvimento Acadêmico do Setor Público
3-Controle Interno, Transparência e Compliance
4-Gestão, Orçamento Público e Demonstrativos Fiscais
5-RPPS
6-Tribunal de Contas
7-Tecnologia da Inovação do Setor Público

Cada vertical terá sua atribuição definida, as parcerias possíveis, o seu coordenador e os membros participantes.

Cleber Oliveira de Figueiredo
Comissão CASP-PB | Política Institucional do Setor Público

*Nasce uma nova Vertical na Comissão CASP-PB*

A ciência contábil no Brasil vem passando por significativas transformações e convergência aos padrões internacionais. O processo de evolução da contabilidade do setor público ganhou bastante força nesse tempo de pandemia e a tecnologia foi a principal aliada para a nossa profissão.

A verticalização da CASP-PB já é uma realidade, e o principal objetivo é impulsionar as atividades do setor público, interligando todos os profissionais da Contabilidade Governamental, do sertão ao litoral, para um só objetivo e missão: *tornar visível o nosso seguimento para sociedade, governos e órgãos de controle*.

Sem dúvida, a tecnologia trouxe muitos benefícios para as profissões, entre elas a contabilidade. A Comissão CASP-PB  apoia o investimento em tecnologias, que ajude o profissional da contabilidade a lidar melhor com o volume de trabalho, possibilitando a ele atender com mais qualidade seus clientes e ter mais tempo para atuar como um consultor, junto ao gestor público na tomada de decisões e no envio de informações para os órgãos governamentais e a sociedade.

Assim como a tecnologia já apoia o médico a dar um diagnóstico mais preciso e recentemente nova oferta de atendimento pelo conceito de telemedicina, ou um juiz de direito a tomar decisões mais embasadas, ela também continuará apoiando o profissional da contabilidade em seu dia a dia, mas sem substituir jamais o aspecto humano, e o poder de orientação da nossa profissão contábil.

Também sabemos que os Tribunais de Contas e o Tesouro Nacional vêm ao longo dos anos investindo em diversas tecnologias que permitem maior controle e divulgação de dados para a sociedade e isso impacta na vida do profissional contábil.

Diante do cenário de grandes transformações e exigências, a Comissão CASP está atenta às seguintes situações: integrações entre setores, padronização de rotinas contábeis e fontes de recursos, relato integrado, auditoria, alertas, verificações de saldos físicos com o contábil, internet das coisas, big data, inteligência artificial, business intelligence, blockchain, robotização, Lei Geral de Proteção de Dados, esocial, API, cruzamento de dados, matriz de saldos contábil, sistemas SIOPS, SIOPE, SADIPEM, SAGRES, padrões mínimo de qualidade dos softwares, sistema único para o poder executivo e legislativo entre outros.

Nesse cenário reconhecemos a necessidade da criação da *Vertical Tecnologia e Inovação do Setor Público*, na qual recentemente tivemos uma prova que é necessária essa criação, como todos estão lembrados o nosso Tribunal queria que a Meta do COVID-19 fosse atualizada solicitando abertura e enviando novamente todos os empenhos e isso causaria horas de retrabalho, e com um simples envio mensal da criação de uma nova tabela *EmpenhosVsMeta* será possível atualizar todos de um só vez, o que beneficiou não só os profissionais da contabilidade, como o próprio tribunal e auditores que vão consumir essa informação com uma melhor qualidade após a correção.

A principal *atribuição* dessa vertical, que será coordenada pelo profissional contábil *José Alexandre de Aquino Neto*, mais conhecido por Alex, será promover a interação entre as empresas de Tecnologia da Informação que atuam no setor público e para os órgãos de controle externo e todos os órgãos governamentais que recebem as informações do seguimento público, a fim de desenvolver soluções e rotinas voltadas a melhorias operacionais e que possibilitem a evolução da qualidade dos dados disponibilizados aos órgãos de controle, bem como a população e facilitar a vida do profissional contábil em seu dia a dia.

Entendemos que é preciso trabalhar de forma *colaborativa*, unir ciência contábil e tecnologia, pesquisas e ferramentas digitais. Governos entenderam, no inicio da pandemia, que a ciência de dados deve ser tratada como prioridade e nossa profissão tem um papel muito importante neste processo e somos extremamente essenciais no envio de informações para o gestor, órgãos de controle e sociedade hoje, amanhã e sempre!

Cleber Oliveira de Figueiredo
Comissão CASP-PB | Política Institucional do Setor Público

A nossa evolução será realizado em Ciclo.
20/04/2020 a 20/07/2020

Neste primeiro ciclo foi realizada uma serie de LIVES de cada vertical, com convidados importantes no seguimento público do cenário nacional, trazendo muito conhecimento, troca de experiências e visões para nossa profissão em 360º.

Uma Comissão CASP de sucesso só é construída se for alicerçada em pessoas.

Pessoas que têm uma visão inovadora e proativa;

Pessoas jovens, pessoas mais experientes;

Homens e mulheres; especialistas e iniciantes;

Com o envolvimento de todos que queiram contribuir, podemos tornar a nossa tão sonhada VISIBILIDADE da Contabilidade Governamental, transformando em +OPORTUNIDADE para nossa geração e as futuras gerações de profissionais.

Vamos juntos transformar nosso seguimento +MODERNO +EFICIENTE e +HUMANIZADO

Em breve, vamos divulgar nossa Identidade Comissão CASP-PB e novos membros que vão impulsionar ainda mais nossa comissão.

Neste primeiro ciclo atingimos 5% do nosso planejamento estratégico, precisamos chegar em 15% neste segundo ciclo.

Aproveito para agradecer a todos os Coordenadores(as), APCP, FAMUP, CRCGO, Comissão de Formação Profissional e ao nosso Presidente Brunno Sitonio e o Conselho Diretor do nosso CRC que tornaram possível a EVOLUÇÃO da Comissão CASP através da verticalização.

Cleber Oliveira de Figueiredo
Comissão CASP-PB | Política Institucional do Setor Público

Semana do Contador 2020

Sejam todos bem-vindos a este evento: Comemoração da semana do contador, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, através da comissão CASP.
Este ano estamos comemorando 75 anos da  criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil e estamos realizando uma série de eventos em comemoração ao dia do contador .
Antes de iniciarmos, gostaria de informar que teremos dois momentos. Um voltado à nossa prestação de contas de nossas ações, atividades, planejamento estratégico e os próximos passos para o fortalecimento da CASP na Paraíba. O segundo momento será o lançamento da série Contabilidade Governamental, o futuro já começou, com o nosso convidado de honra, Dr. Ricardo Rocha de Azevedo, que vai abordar a evolução do Processo de convergência contábil no Brasil.
Sabemos que os momentos que estamos vivendo no ano de 2020, jamais serão esquecidos em nossas vidas. Mas como tudo da vida tem um lado bom e um lado ruim, vamos fazer uma reflexão e levar para o lado bom. A transformação digital do setor público, que estava prevista para acontecer daqui a 5 ou 10 anos, já começou. Saímos de reuniões presenciais para virtuais. Governos já perceberam que podem fazer mais com menos, utilizando a tecnologia. Recebemos uma avalanche de notas técnicas. A figura do crédito extraordinário nunca foi tão debatida como agora, separar os gastos da COVID para demonstrar na transparência pública foi uma necessidade. A Lei 173 impactou na vida de todos que orbitam o setor público, e aqui, lanço mais uma reflexão:
Será que chegou a hora de instituir o Conselho Fiscal exigido pelo art. 67 da LRF? (Já se passaram 20 anos e até agora nada).

A Lei 173 caiu no colo de tribunais e profissionais da contabilidade, sem nenhum debate sistêmico e operacional e até hoje os entes da federação ficam em dúvida.

A pandemia evidenciou mais ainda situações urgentes de Conceitos de Padronização, a exemplo da Fontes de Recursos, foi necessário a atuação do Ministério Público Federal para que os entes da federação voltassem a discutir a padronização Nacional.
Percebemos um grande debate de ideias e capacitação através de LIVES e eventos voltados a contabilidade pública e o nosso conselho embarcou nesta ideia.
Precisamos compreender que o cenário atual é de grandes desafios para nossa profissão e precisamos enxergar que os próximos anos serão de grandes oportunidades.
Agora uma coisa é certa, precisamos mudar nosso jeito de pensar e de olhar os acontecimentos atuais e os que estão por vir na próxima década como um processo natural.
Precisamos agora avançar, seguir o padrão regido pelas Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, e instituir Procedimentos Contábeis Patrimoniais mais fidedignos e ter cada vez mais informações de qualidade.
Para isso acontecer, precisamos de TRÊS pilares fundamentais nesta construção: Pessoas, Processos e Sistemas.
Estamos próximos de um pleito eleitoral e os eleitos vão querer um governo 100% digital, informação em tempo real, para tomada de decisão, e para isso chegou a hora de capacitar as pessoas para que haja resultado efetivo. Não se pode deixar todos os processos SOMENTE na mão do profissional da contabilidade, precisamos de informações advindas de outros setores.
Cleber Oliveira de Figueiredo
Comissão CASP-PB | Política Institucional do Setor Público