UM NOVO OLHAR SOBRE A PROFISSÃO CONTÁBIL

Nesta segunda-feira, 22, é comemorado em todo o País o Dia do Contador. Nos Estados Unidos, a profissão contábil é a 2ª maior em importância e no Brasil, já figura entre as 10 mais valorizadas no ranking nacional. Na Paraíba, o Conselho Regional de Contabilidade, que tem à frente Glaydson Trajano Farias, está acompanhando essa tendência mundial de atribuição do devido valor à atividade.

Isso pode ser dimensionado pelas ações desenvolvidas ao longo desses primeiros oito meses de uma gestão tranquila e democrática, compartilhada com vice-presidentes e conselheiros, de forma descentralizada a partir da Capital, voltada aos mais distantes rincões do estado, ultrapassando não apenas fronteiras, mas as atividades fim do órgão, como registro e fiscalização.

Educação continuada em expansão

Nesse contexto, o CRC vem potencializando o programa de educação continuada, fortalecendo e ampliando parcerias com universidades e outras instituições, no sentido de atualizar conhecimentos a estudantes e profissionais contábeis, através da realização de Fóruns e Seminários, em cidades pólo da Paraíba, que têm atraído inclusive, participantes de outros estados pela relevância dos temas e qualidade dos palestrantes.
Foi assim em João Pessoa, durante o Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que superou o número de  vagas oferecidas, quando foram discutidas as melhores práticas em torno da convergência da contabilidade pública brasileira às novas normas internacionais, bem como à adoção das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, editadas pelo CFC.

CRC vai ao Sertão

Em julho passado foi a vez de profissionais do setor, estudantes e empresários da região sertaneja da cidade de Patos, terem a oportunidade de participar do I Seminário Sertanejo de Contabilidade. Há poucos dias, o município de Catolé do Rocha sediou o I I Fórum de Contabilidade da Paraíba, reunindo participantes dos vizinhos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, ávidos pelos conhecimentos disponibilizados por palestrantes de reconhecido saber tributário.
A Resolução 23.406/14, proferida em março pelo  TSE, que prevê a obrigatoriedade da assinatura do profissional da contabilidade na prestação de contas eleitorais a partir deste ano também foi alvo de Seminário por parte do CRC. Realizado no auditório da OAB, na Capital, a capacitação conjunta conjunta com o CFC, OAB e TRE constou de palestras sobre temas como aspectos jurídicos e contábeis das eleições e das prestações de contas, processamento e atuação do profissional da contabilidade.

Qualificação e mercado de trabalho

“Isso demonstra o quanto estamos imbuídos do firme propósito de qualificar o profissional da contabilidade nos mais variados aspectos, dada à sua importância num mercado de trabalho cada vez mais pródigo, mas também exigente, em meio a constantes mudanças na legislação” afirmou o presidente Glaydson Trajano Farias, com o conhecimento de causa de quem também exerce a profissão e atua há catorze anos como empresário contábil.
Com essa visão, ele lançou de forma pioneira na Região Nordeste a TV CRCPB, que junto às modificações introduzidas no site do órgão, proporcionarão mais agilidade na navegação e maior volume de informações, que contará ainda com uma biblioteca digital e permitirão o acompanhamento, por exemplo, das reuniões plenárias em todo o estado, em mais uma demonstração da transparência administrativa que marca seu biênio 2014/2015.

Cunho social

Segundo Glaydson, a valorização da classe contábil passa também pelo  incentivo à participação do órgão, por meio de projetos desenvolvidos em prol da categoria e da sociedade, através da Comissão Estadual de Voluntariado por ele instituída, composta pelas contadoras Genilza Barros (coordenadora), Ana Cláudia Gomes Magalhães, Antônio Carlos Miranda, Fábio Brito da Costa, Hayley Misael, Maria Alves Dantas Cordeiro e Maria Edineide Costa.
O PVCC, concebido pelo Conselho Federal de Contabilidade, visa sensibilizar os contabilistas acerca da importância das ações de voluntariado na construção de uma sociedade mais justa e solidária, estimulando a prática cidadã e o espírito de responsabilidade social entre os profissionais do setor, incentivando-os a comprometerem-se com questões relevantes para o País.

Doação de alimentos

Por sua vez, os gêneros alimentícios arrecadados durante as inscrições para o programa semanal de educação continuada “Quintas do Conhecimento”, são destinados às entidades filantrópicas. Um deles, o Instituto Paraibano de Combate ao Câncer, localizado no bairro da Liberdade, em Campina Grande e atende 80 crianças cadastradas de todo o estado e atende por dia, doze delas com acompanhantes foi contemplado recentemente com aproximadamente 200 quilos de alimentos.
A diretoria do CRCPB é composta ainda pelos vice-presidentes de administração, controle interno, registro, fiscalização, desenvolvimento profissional e interiorização, respectivamente, Garibaldi Dantas, João Batista Nunes, Joabe Soares, José Cleomar, Vilma Pereira e Clair.