TCE-PB anuncia prorrogação de prazo para entrega de balancetes e outras demandas do CRCPB

Foto: Daniell Mendes - Secom Cabedelo

O prazo para a entrega dos balancetes de janeiro e fevereiro das prefeituras municipais foi prorrogado até o dia 30 de abril. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 18, pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Fábio Nogueira, em resposta às solicitações feitas pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) no início deste ano. A notícia foi dada durante o Encontro com Novos Gestores Públicos Municipais, na sede do Tribunal, em João Pessoa.

“Como são meses de atividades atípicas nos governos, principalmente os de novos gestores, achamos conveniente solicitar esse alargamento de prazo”, explicou o presidente do CRCPB Gilsandro Costa de Macedo. Com a aceitação da proposta por parte do TCE, os balancetes de janeiro e fevereiro poderão ser entregues junto com o do mês de março.

Outras importantes demandas do Conselho de Contabilidade foram atendidas pelo TCE-PB. Dentre elas, a criação de um grupo de estudos para discutir as resoluções do Tribunal que versem sobre assuntos relacionados à Contabilidade Pública. “A proposta foi de criar um grupo com profissionais militantes na área pública para contribuir com o Tribunal de Contas, onde o Conselho de Contabilidade possa ser consultado antes que alguma medida, que envolva assuntos relacionados à Contabilidade, seja tomada pelo TCE”, explicou o presidente do CRCPB.

Também foi anunciado nesta manhã o adiamento, para o exercício 2014, da entrega do balancete consolidado, que seria já para 2013. Para a contadora-geral do município de João Pessoa, Rosário Montenegro, que também estava presente no evento, a atuação do CRCPB está sendo de grande importância. “O fato de a entidade conseguir a prorrogação dos prazos, sobretudo o adiamento da consolidação dos dados dos fundos dos municípios, mostra que os contadores não estão sozinhos, que o Conselho sempre nos dá suporte”, disse.