“Pedaladas fiscais” Maculam Profissionais da contabilidade, adverte perito

“Pedaladas fiscais” maculam profissionais da contabilidade, adverte perito

As manobras contábeis para fechar contas públicas, batizadas de pedaladas fiscais, foram tema de palestra proferida pelo contador, perito e ex auditor do TCE-PB, Elinaldo Barbosa, no auditório “Celso Furtado” do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

“Mostramos a realidade de cada prática e o seu enquadramento dentro na normalidade que é exigida legalmente, de forma que os operadores da contabilidade envolvidos nessas situações possam executar suas tarefas sem comprometimento profissional ou pessoal, vigilantes aos princípios éticos que norteiam a classe contábil”, afirmou.

Ele lembrou os casos recentes verificados, principalmente, no governo federal, que apontam a ocorrência de da denominada “contabilidade criativa” ou em alguns casos, das “pedaladas fiscais” que maculam os profissionais da contabilidade. E destacou algumas dessas ações que contrariam normas legais e aparentemente mostram-se corretas, através da  manipulação ou maquiagem de demonstrativos e relatórios, que afrontam as normas contábeis e princípios constituições da administração pública.

Caso concreto

Elinaldo citou como exemplo a mudança da apuração do superávit primário do exercício de 2014, cujo resultado foi negativo, mas para torná-lo positivo, o governo  registrou como receitas efetivamente realizadas a totalidade dos valores da renúncia de receitas concedidas, mediante redução de alíquotas de impostos sobre produtos industrializados para veículos e produtos da linha branca.

Esse e outros fatos constam na prestação de contas referente ao primeiro mandato da presidente Dilma Roussef, que estão sendo examinadas pelo Tribunal de Contas da União. O Órgão concedeu-lhe 30 dias de prazo para que responda sobre as supostas irregularidades encontradas. O TCU considerou “obscena” a liberação de mais 10 bilhões de reais do Orçamento, mesmo ela tendo conhecimento que a arrecadação seria menor do que a esperada.

O trabalho foi apresentado durante o  II Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovido na semana passada em João Pessoa, pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, coordenado pelo professor Jorge Lopes.