Auditório cheio, boa organização, pontualidade e palestras com temas atuais. Esse é o resumo feito por dezenas de participantes do V Encontro Paraibano da Mulher Contabilista. O evento reuniu cerca de 200 pessoas no hotel Ouro Branco, em João Pessoa, no último sábado, 6, e foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) através da Comissão da Mulher Contabilista.
A presença de convidados ilustres na mesa de abertura do evento já anunciava, no início do dia, as grandes discussões que viriam em sequencia. “O CRCPB incentiva a participação das contabilistas na vida social e política do Estado”, disse o presidente do Conselho paraibano, Gilsandro Macedo. Estavam junto a ele Célia Sacramento, contadora e vice-prefeita de Salvador; o conselheiro José Carlos Fernandes, representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Carneiro; Terezinha Carvalho, coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista; Roberto Nascimento, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco; e Aderaldo Gonçalves, presidente da Junta Comercial da Paraíba.
O grupo parafolclórico Flor de Lírio deu início às apresentações logo após a solenidade de abertura. A cultura nordestina foi exaltada através da dança e música contidas em seu espetáculo. Em sequencia, a comissão organizadora prestou uma homenagem às mulheres que tiveram destaque na classe contábil nos últimos anos. As contadoras Valdineide Araújo, Maria Alves Dantas e Sabrynna Maria de Lucena foram as primeiras a receber o troféu e flores da Comissão da Mulher Contabilista.
Também foi homenageada a empresa paraibana MK Contabilidade Empresarial, composta unicamente por mulheres, as contadoras Márcia Maciel, Macicley Félix, Marcilene Pereira e Kelly Monteiro. Por último, a contadora Clair Leitão teve o reconhecimento pelas conquistas obtidas ao longo da carreira, como o mais recente prêmio Sebrae Mulher de Negócios. “Estou muito feliz, é indescritível a emoção de ser homenageada pelos colegas que atuam na mesma área profissional”, disse Clair, que também foi uma das palestrantes do evento.
Ainda na manhã do Encontro, cinco mulheres que se destacam profissionalmente em diferentes áreas do conhecimento realizaram um talk show sobre a posição feminina no mercado de trabalho. A contadora Silvia Batista, a juíza Ghislaine Alves, a deputada estadual Olenka Maranhão e a dermatologista Viviane Araújo foram mediadas pela jornalista Patrícia Rocha durante a apresentação dos temas. “Achei legal ver essa preocupação social que o contabilista tem. Não só se dedica aos números, mas se preocupa com a qualidade de vida dos clientes e da mulher, principalmente”, disse a jornalista.
Palestras discutem temas atuais da Contabilidade
A primeira e uma das mais elogiadas palestras foi a do conselheiro do CRCPB Iraúna Rocha. Com o tema PEC das Domésticas – Um Novo Nicho de Mercado ele levou à plateia uma análise sobre as mudanças trazidas pela nova lei e as possibilidades de atuação do profissional de contabilidade. “Boa parte dos nossos clientes têm empregadas domésticas e vão levar esse trabalho para os contabilistas. Não podemos assumir mais essa responsabilidade sem ter uma remuneração”, disse o contador e conselheiro, que explicou: “Agora uma folha de pagamento tem que ser gerada, com FGTS, livro de ponto e outras demandas”.
Para a estudante do curso de Ciências Contábeis Daniele Oliveira, esse foi um dos temas mais interessantes do evento. Nesta primeira participação no Encontro da Mulher Contabilista, a aluna considerou que “tudo estava muito bem organizado. A estrutura, o nível dos profissionais que estão palestrando, tudo para mim está bastante interessante”. Sua colega de turma, Marcela Cunha, também aprovou o resultado do evento. “Está excelente. Foi bem desenvolvido e voltado para as mulheres, que hoje estão atuando amplamente no mercado de trabalho”, disse.
No início da tarde, a palestra Estratégia Poderosa para uma Carreira de Sucesso, proferida por Aurelinaldo Gama, apresentou sugestões de planejamento para os profissionais da Contabilidade. “Nós tratamos de guiar o contador por um caminho de sucesso, com estratégias e dicas para que ele trilhe um caminho seguro”, explicou Aurelinaldo. Sobre o V Encontro, ele considerou: “Esse é um evento importante, que não pode parar. As discussões têm que ser permanentes, pois o contador é um gestor, junto com o proprietário da empresa”.
A palestra da contadora e vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, uma das mais esperadas do dia, levou o tema O Papel do
Empresário para a Redução da Carga Tributária. “Já somos 500 mil profissionais da Contabilidade. Não tenho dúvida de que se nós estivermos juntos aos empresários, poderemos ter força política para fazer uma grande frente rumo à redução da carga tributária”, disse Célia, que também é conselheira do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia. Ela fez questão de parabenizar o CRCPB e a Comissão Paraibana da Mulher Contabilista pelo Encontro. “O evento está sendo um sucesso total. A organização, toda equipe integrada, o layout, o local, tudo impecável, coisa de mulher”, disse.
A tarde do sábado foi encerrada com a palestra da deputada estadual Daniella Ribeiro, que proferiu a palestra Mulher Vencendo Desafios – O Papel da Mulher no Contexto Sócio-Político. Já no início da noite, uma confraternização na pérgula da piscina finalizou o V Encontro Paraibano da Mulher Contabilista. Foi realizado um coquetel e um show musical da dupla Victor e Diogo.
Contadores, coordenadores de curso e patrocinadores elogiam o evento
“Não apenas eu, mas os palestrantes, os participantes estão achando tudo excelente, desde o mínimo detalhe”, essas são as palavras do vice-presidente institucional do CRCPB, Brunno Sitônio. Ele considerou que o sucesso do evento é importante para manter a aproximação do Conselho com os profissionais. “Com isso, acabamos por atrair participantes para os próximos eventos. Deixa também uma grande responsabilidade para a entidade manter essa qualidade e esse nível de organização”, concluiu.
O contador Garibaldi Dantas, representante de um tradicional escritório de Contabilidade em João Pessoa, também esteve presente no evento e compartilhou da opinião do conselheiro Brunno. “Foi muito bem feito, não tem nada a desejar para outros eventos que o CRCPB fez. Eu creio que depois desse virão muitos outros de muito sucesso”, disse.
“A importância preponderante do evento é mostrar essa evolução da mulher ao longo da história da Contabilidade, quando ela tinha baixíssima participação. Hoje é uma satisfação ver isso acontecer, a mulher ocupando papel de destaque, uma mesa com grandes discussões como nós vimos hoje”, disse o contador paraibano Tarcísio Martins. A também contadora Hayley Misael fez parte da comissão organizadora do evento. Para ela, eventos como esse são importantes porque “dá ânimo para quem já está na profissão e para quem ainda é aluno e tem o sonho de ser um profissional amanhã”.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da faculdade Maurício de Nassau, Marília Caroline, já havia participado de outras edições do evento como estudante. Hoje, representando os profissionais que atuam na área acadêmica, fez uma avaliação positiva do Encontro. “Vemos aqui uma grande participação de estudantes, mulheres principalmente. Eles já começam agora a se aproximar Conselho. Esta é uma experiência que eles vão levar para o resto da vida”, disse.
Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis do Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp), Marcelo Pinheiro, o evento direcionado às mulheres é necessário por causa da crescente participação feminina no mercado de trabalho. “No nosso curso, cerca de 80% do total de alunos são mulheres. Serão grandes profissionais dedicadas ao ofício da Contabilidade”, afirmou.
Os patrocinadores do evento consideraram que a parceria com o CRCPB para a realização do V Encontro Paraibano da Mulher Contabilista foi de grande valia. “A Cupom Fiscal se sente honrada em participar do evento. A função social da empresa não se restringe a comercializar produtos, mas está em apoiar entidades de classe como o CRCPB”, disse o representante Reginaldo Lima.
Para Leandro Araújo, gerente da Fortes Informática, que esteve entre as empresas patrocinadoras, “foi uma grata surpresa”. Ainda durante uma das apresentações, ele afirmou: “Estou aqui desde as 7h da manhã e não quero ir embora. Todas as palestras agarram nossa atenção, as pessoas interagem a todo momento. A Fortes vai apoiar os próximos eventos que tiverem”, disse.
Marcos Abel de Lima, representante da empresa Alterdata, considerou a parceria “produtiva e necessária”. Ele acrescentou que, apesar de os produtos oferecidos pela empresa focarem nos diversos segmentos, o público principal são os contabilistas.
Também foram patrocinadoras do evento a Guarde Bem, Kasa Decor, Masterlight, TV Contabilista, Faculdades Integradas de Patos, São Braz, Passarela da Moda, Directiva – Treinamento e Consultoria, Falco Construções e Inter.
“Eu estou feliz. Foi um trabalho de equipe e, como todo trabalho, houve dificuldades. Ver o evento com o público que está é muito
bom”, disse Terezinha Carvalho, coordenadora da Comissão Paraibana da Mulher Contabilista. “Tivemos também muita sorte. Participaram da organização profissionais dispostos a trabalhar. Espero que esse Encontro seja implantado como um evento permanente, que realmente continue em outras gestões”, concluiu.
As mulheres que compõem a Comissão Paraibana da Mulher Contabilista, que organizou todo o evento, são Cândida Fernandes, Sílvia Batista, Fernanda Maria, Hayley Misael, Vanessa Gois, Maria Auxiliadora Fernandes, Andressa Shirley, Maria Edineide e Adilis Rocha.
Veja todas as fotos do evento através deste link.