IRPF 2022: a declaração pré-preenchida está disponível para os contribuintes

A declaração pré-preenchida está disponível! A funcionalidade pode ser utilizada por todos os contribuintes que possuam conta gov.br no nível ouro ou prata. Segundo a Receita Federal, ela vale para todas as formas de preenchimento disponíveis.

On-line no e-CAC
Pelo programa instalado no computador
Pelo celular ou tablet com o app Meu Imposto de Renda

A declaração pré-preenchida possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente no PGD IRPF 2022, sem a necessidade de digitação, sendo de responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas.

Fonte: Receita Federal