CRCPB promove reunião de delegados de municípios da Paraíba

Os representantes do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) das cidades de Sousa, Patos, Itaporanga, Monteiro, Catolé do Rocha e Sumé tiveram mais um encontro promovido pela entidade. Nestas quarta e quinta-feira, 30 e 31, os delegados regionais reuniram-se na sede do Conselho, em João Pessoa, onde foram recepcionados pelo vice-presidente de Desenvolvimento Institucional, Brunno Sitônio, e pelo presidente em exercício ,Glaydson Trajano. Durante o evento, os seis delegados esclareceram dúvidas e apresentaram suas demandas.

O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), Júlio Rafael, participou da reunião na tarde de ontem. Na ocasião, o também economista apresentou o programa de orientação empresarial Negócio a Negócio,citando a importância da parceria com os profissionais da contabilidade. “O Sebrae tem dois grandes parceiros pra poder dialogar bem com os empreendedores: as prefeituras municipais e os contabilistas. Quanto mais próxima a relação com estes, melhores as condições que o Sebrae tem para poder ofertar seus serviços”, disse o superintendente.

Os temas Fiscalização e Registro estiveram em pauta no primeiro dia do encontro. O vice-presidente de Fiscalização do CRCPB, Cláudio de Melo Sousa, e a chefe de Fiscalização, Claudine Toscano, apresentaram aos delegados toda a estrutura do setor. Com uma maior ênfase, eles deram orientações de como os contabilistas devem cumprir todas as demandas burocráticas da profissão, assim como ajudar a fiscalizar o cumprimento legal dela. Em seguida, o vice-presidente de Registro, Armando Paiva dos Santos, e os integrantes do setor de Registro ofereceram treinamento aos participantes.

Já nesta quinta-feira, os delegados foram clarificados pelos vice-presidentes do CRCPB responsáveis pelo Controle Interno, Adilis Oliveira, e Desenvolvimento Profissional, Marcos Rogério Fernandes. Os integrantes do setor de Cobrança também participaram da reunião, esclarecendo dúvidas dos visitantes.

“Mesmo lidando com esses temas há algum tempo, sempre há algo para aprender”, disse a delegada do município de Patos, a contabilista Raquel Dantas, que recentemente deu início ao segundo mandato. Além dos veteranos, os novos delegados, nomeados no último mês de dezembro, apontaram a importância desses treinamentos. “Podemos interagir com os outros delegados, compartilhar as dúvidas. Assim, podemos resolver todos os problemas ainda no nosso município, mandando tudo filtrado para o Conselho”, explicou Verivaldo Alves, recém-nomeado delegado de Catolé do Rocha.