CONQUISTA: Serviço de automação na liberação da inscrição municipal já está funcionamento, na cidade de João Pessoa

O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) e o SESCON PB garantem mais uma conquista na prestação dos serviços contábeis, referente ao funcionamento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a REDESIM, em João Pessoa e à inscrição tributária. O serviço enfrentava problemas técnicos há mais de um ano, dificultando a emissão da inscrição municipal e provocando falhas na automação das inscrições no sistema, travando todo o processo.

De acordo com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, o mal funcionamento do processo de automação  foi provocado por uma mudança no sistema de comunicação da Rede no município. Entre os problemas causados ao desenvolvimento sustentável das atividades comerciais pelas falhas na REDESIM estavam a impossibilidade de abertura e fechamento de empresas e a adesão ao simples nacional.

A REDESIM é um sistema integrado criado pelo Governo Federal que permite a abertura, o fechamento, a alteração e a legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. A ideia da rede é simplificar procedimentos e reduzir a burocracia, integrando todos os atores que participam do processo, tais como Órgãos de Registro, Administrações Tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e órgãos licenciadores, em especial o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e o Meio Ambiente.