A interação entre os estudantes de Ciências Contábeis de todo o Brasil, uma das bandeiras da Comissão CFC Jovem e Integração Estudantil do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), foi celebrada na última semana. De 28 a 31 de março, durante o XVI Encontro Regional de Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste (Erecic NE), cerca de dois mil estudantes reuniram-se na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, para discutir temas latentes no universo contábil atualmente. A comissão organizadora do evento contou com o apoio do CFC e do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB).
A Comissão CFC Jovem participou ativamente do evento, discutindo ações e relatando suas atividades no estande reservado ao grupo. Além disso, teve a missão de fazer o lançamento de dois grandes projetos durante o XVI Erecic. O primeiro deles, o Cadastro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis, propõe uma maior aproximação dos CFC com os futuros profissionais da Contabilidade. Foi também apresentado o Encontro Nacional de Jovens Lideranças, que irá acontecer nos dias 29 e 30 de novembro deste ano, paralelamente ao Encontro Nacional da Mulher Contabilista, na cidade de Santos. Durante todo o evento, a Comissão CFC Jovem e a Comissão Jovem Contabilista do CRCPB revezaram-se no seu estande de apoio.
Os membros da Comissão CFC Jovem e Integração Estudantil estiveram presentes na cerimônia de abertura, realizada no Paço dos Leões, na noite da quinta-feira, 28. O coordenador da Comissão e conselheiro federal Joaquim Bezerra esteve à mesa oficial do evento. “O nordeste consegue mobilizar as lideranças de quase todo o país, mesmo sendo um evento regional”, disse, numa das falas iniciais do Encontro. Ao fim do discurso, ele acrescentou que aquele era um momento importante, por acontecer quando a Contabilidade brasileira passa por uma série de transformações. “Temos, hoje, novas normas aplicadas ao setor público e a convergência de normas internacionais. 2013 é o ano da Contabilidade no Brasil”, concluiu.
Também estiveram à mesa de abertura do XVI Erecic o vice-presidente de Desenvolvimento Institucional do CRCPB e secretário adjunto de Finanças de João Pessoa, Brunno Sitônio; o presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis (Fenecic), Marcelo Machado; o Coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFPB e conselheiro federal, Edson Franco. Ao lado, o presidente do CRCPB, Gilsandro Macedo; o pró-reitor de Assistência Estudantil da UFPB, Thompson Lopes; o coordenador geral do Erecic, Arthur Wagner Cavalcanti; e o vice-presidente da Fenecic, André Marques, compuseram a mesa.
“O Erecic já é um evento de referência pra todo o Brasil e esta é a terceira vez que acontece em João Pessoa. Tanto o CFC quanto o CRCPB o apoiam integralmente, pois sabemos que estão aqui os futuros profissionais da Contabilidade”, disse Gilsandro Macedo, presidente do CRCPB.
O coordenador do evento, o estudante Arthur Wagner, agradeceu o apoio do CFC e do CRCPB para a consolidação do Erecic. “Foi fundamental o acolhimento e a fraternidade dos conselheiros”, disse. “Os representantes institucionais da UFPB e todas as lideranças do movimento estudantil nos ajudaram a prevenir e reverter as falhas”, acrescentou. Com a mesma satisfação, o pró-reitor da UFPB Thompson Lopes respondeu ao agradecimento: “É com uma grande alegria que abraçamos este Encontro. Para a instituição, ele é extremamente significativo”.
Rosângela Bekman, colaboradora do CFC; Júlio Ramon, Bruna Faccin e Patrícia Castro, representando respectivamente as regiões Norte, Sul e Centro-Oeste na Comissão CFC Jovem e Integração Estudantil também estiveram presentes no XVI Erecic. Representando a Comissão Jovem Contabilista do CRCPB estiveram presentes o coordenador Rômulo Teotônio e os integrantes Diego Aquino, Anderson Monteiro, Alex Figueiredo, Fábio Antônio Sousa, Moisés Neto, Bruno Cavalcanti e Cleandra Lima.
Na abertura do evento, a palestra magna foi proferida pelo contador e especialista em Marketing Pessoal Anderson Hernandez, após a apresentação cultural do grupo Imburana.
Comissão CFC Jovem e Integração Estudantil participa de grupo de discussão no XVI Erecic NE
No sábado, 30, terceiro dia do evento, os integrantes da Comissão participaram de um dos grupos de discussão formados no Erecic Paraíba. Nele, debateram sobre a importância da participação no movimento estudantil de Ciências Contábeis e a formação profissional. Junto à Comissão CFC Jovem, estiveram a Comissão Jovens Contabilistas do CRCPB e a contadora Adriana Vasconcelos.
O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) foi o primeiro tema abordado. A contadora Adriana Vasconcelos apresentou aos estudantes a proposta de sensibilizar os contabilistas para a importância das ações de voluntariado. Em seguida, o conselheiro Joaquim Bezerra apresentou as propostas da Comissão Nacional e levou o tema Orçamento Familiar e Contribuição Social. O objetivo da discussão esteve focado na alcance de agentes multiplicadores de conhecimento sobre o controle financeiro. O conselheiro do CRCPB Brunno Sitônio encerrou o ciclo de apresentações com uma exposição sobre o Movimento Estudantil. Ao final, cada membro da Comissão transmitiu uma mensagem de incentivo.
Ato público reúne centenas de estudantes na orla de João Pessoa
“Foi maravilhoso, histórico”, assim foi definido o ato público realizado pelos estudantes de Ciências Contábeis de várias regiões do país na orla da capital da Paraíba. A descrição foi de Marcelo Machado, presidente da Fenecic e integrante da Comissão CFC Jovem e Integração Estudantil, ao final dos quase dois quilômetros de percurso. O movimento reuniu as lideranças estudantis e centenas de participantes do XVI Erecic no último sábado, 30.
Os estudantes levaram ao público duas grandes bandeiras: a valorização do papel social do contador e a luta contra a corrupção. “O movimento estudantil não pode se resumir a palestras e festas. Temos que ir às ruas, como integrantes de movimentos sociais”, disse o coordenador do Encontro, Arthur Wagner. Delegações da Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas, entre outras, estiveram presentes.
Para o conselheiro do CFC Júlio Ramon, atos como esse são necessários no atual momento por que passa o país. “Não basta apenas não gostar da corrupção, precisamos nos manifestar”, disse. Ele acredita que, entre os profissionais da Contabilidade, há ainda mais mecanismos para confrontar as más práticas. “A Contabilidade é, por excelência, uma ciência anticorrupção. Para nós não interessa informação ruim, informação fraudulenta”, acrescentou.
A estudante Ana Angélica foi uma das manifestantes que vestiram a camisa do ato e caminharam contra a corrupção e pela valorização da profissão de contador. “Estou feliz com o resultado da manifestação. Mas é importante que sejam criados mais mecanismos na luta pela valorização da nossa categoria”, disse a integrante da comitiva do Rio Grande do Norte.
“O ato de hoje foi um exemplo para todo movimento estudantil. A organização do Erecic e o CFC estão de parabéns por terem propiciado isso aos estudantes”, disse Bruna Faccin, representante da região Sul na Comissão Nacional do Jovem Contabilista. “Estamos em uma cidade turística, mesmo assim os participantes do evento deixaram outras atividades e vieram à manifestação. Pararam e ouviram o que as lideranças tinham a dizer”, considerou.
“Este foi o primeiro ato de manifestação pública da classe perante o Ano da Contabilidade no Brasil. Ele nos mostra que isso tende a acontecer em todos os estados”, avaliou o conselheiro federal Joaquim Bezerra. “É o momento dos 500 mil profissionais e 350 mil estudantes irem às ruas e mostrarem quão é valorosa essa profissão. Temos uma responsabilidade social focada no desenvolvimento das pessoas, das empresas e da economia do país. O CFC se sente contemplado e mais uma vez na certeza de estar no caminho certo”, concluiu.
Acesse as fotos do evento através deste link.