Casa da Divina Misericórdia | Conheça a entidade que será beneficiada pela campanha do CRCPB Mulher

A Comissão CRCPB Mulher está realizando uma campanha para aquisição de máscaras de proteção para a Casa da Divina Misericórdia, considerando a atual situação de pandemia. O abrigo, fundado há 21 anos, desenvolve o trabalho com mulheres idosas, oferecendo proteção social, apoio nutricional, atendimento médico, entre outros.

Hoje, a necessidade da Casa é de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os funcionários e voluntários, além de fraldas geriátricas para as idosas, todas acima dos 80 anos e algumas debilitadas.

Na breve entrevista abaixo, Marliete Arruda, presidente e fundadora da instituição, explica como é desenvolvido o trabalho e como a Casa tem enfrentado esse período de epidemia de Covid-19.

Como as idosas e os funcionários estão lidando com a atual situação?
Marliete – Estão todas bem. Estamos sensibilizando as idosas residentes, dando conhecimento que o mundo está passando por uma situação difícil. Suspendemos visitas de familiares e da comunidade. É uma luta explicar às idosas que seu familiar não pode vir visitar, a gente fica mantendo chamada de vídeo, fazendo essa interlocução com a família, mantendo o vínculo familiar com cada uma delas. Porém, é uma situação difícil, algumas idosas têm Alzheimer, temos que repetir várias vezes a mesma coisa. Mas é gratificante quando a gente vê a alegria, quando a gente faz uma chamada de vídeo pra um familiar e com isso vem refletir no emocional de cada uma delas.

 

Como é mantida a Casa da Divina Misericórdia e como é o cotidiano assistencial às idosas?

Marliete – A Casa não recebe ajuda financeira de governos, ela conta com 70% da aposentadoria de cada idosa. São 21 funcionários registrados, que recebem salários, entre eles uma médica geriatra que vem à instituição toda terça-feira. Temos equipe de enfermagem com nutricionista, assistente social e fisioterapeuta. Contamos com o apoio voluntário de outros médicos, como cardiologista e ginecologista, que prestam assistência quando necessário. O abastecimento alimentar não chega a faltar, mas estamos sempre fazendo campanha de doação de alimentos. Temos ajuda de pessoas físicas e de algumas empresas com o que estamos precisando no momento, como leite, material de higiene pessoal e etc.

 

Que mensagem deixa para os que estão colaborando com esta campanha do CRCPB Mulher?Marliete

Marliete – Para nós, é uma imensa satisfação saber que há pessoas, como vocês, que se importam com a terceira idade, com os idosos, que já lutaram tanto por cada um de nós. Obrigada a todos os que estão engajados. Não podemos baixar a guarda. Deus nos abençoe e que essa fase passe logo.