Auditores da Receita Federal e Receita Estadual, conselheiro e funcionários do CRCPB fazem parte do quadro de palestrantes do Quintas do Conhecimento.

Auditora Fiscal da Receita Federal Fabiana Lima em palestra do CRCPB

Na última quinta-feira, 21, mais uma edição do projeto de educação continuada Quintas do Conhecimento, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) trouxe temas atuais para discussão. A resolução 13/2012 do Senado Federal, que determina novos tributos para algumas empresas, foi discutida na cidade de Campina Grande entre o auditor tributário da Receita Estadual João Dantas e os profissionais da Contabilidade. Já em João Pessoa, a auditora fiscal da Receita Federal Fabiana Lima esclareceu dúvidas sobre o Imposto de Renda Pessoa Física.

Auditor Tributário da Receita Estadual João Dantas

Esta é a segunda palestra, só deste ano, do auditor João Dantas com o tema “Benefícios fiscais X Resolução 13 do Senado Federal”.  O assunto havia sido abordado em João Pessoa no último dia 14. “É um tema de extrema relevância para os operadores da Contabilidade. São normas que estão vigentes desde o início deste ano e muitas pessoas têm dúvidas”, explicou o auditor.  A resolução tem sido bastante estudada porque estabelece novos percentuais para operações comerciais de produtos importados.

O Imposto de Renda Pessoa Física também foi determinado como tema do Quintas do Conhecimento desta semana pela sua atualidade e frequência com que esta sendo discutido. Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, o CRCPB convidou a auditora fiscal da Receita Federal Fabiana Lima. A palestra tratou, especificamente, de questões sobre livro caixa, carnê leão e Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RAA).

Também da Receita Federal, o auditor fiscal Jonathan José Formiga realizou palestras para o Quintas do Conhecimento este ano. Com o tema “EDF Contribuições – Uma abordagem prática”, sua exposição lotou o auditório do CRCPB no dia 31 de janeiro e da Associação Comercial de Campina Grande no dia 21 de fevereiro.

Conselheiro Marcos Rogério Fernandes e funcionários do CRCPB também palestraram no Quintas do Conhecimento

As palestras que tratam do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) sempre têm grande público no Quintas do Conhecimento. Para tratar do tema, o conselheiro efetivo do CRCPB Marcos Rogério Fernandes foi às cidades de Cajazeiras e Sousa nos dias 6 e 7 deste mês. Cerca de 60 profissionais da Contabilidade participaram dos eventos.

“Essa participação no projeto foi muito proveitosa, tivemos um bom número de profissionais inscritos”, disse Marcos Rogério, que é vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPB.  As questões que envolvem PIS, Cofins e Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta foram discutidas durante a palestra.

Os fiscais-contadores do CRCPB também estiveram no quadro de palestrantes do Quintas do Conhecimento neste trimestre. Na última semana, Expedito Maracajá, especialista em Controladoria e Contabilidade, esteve na cidade de Sousa apresentando o tema “Imposto de Renda Pessoa Física”. No mês de janeiro, a também especialista em Controladoria e Contabilidade Ana Crisanto Monteiro e a especialista em Contabilidade Decisorial Claudine Toscano palestraram na cidade de Guarabira sobre a Decore Eletrônica.