CRCPB discute Contabilidade Aplicada ao Setor Público

O auditório da Asplan, em João Pessoa (PB), tornou-se pequeno para os estudantes e profissionais que participaram do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. As inscrições para o evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba superaram o número de 250 vagas oferecidas. “Isso demonstra o êxito do evento, através dos temas abordados por sumidades do cenário nacional”, afirmou o presidente do CRCPB, Glaydson Trajano Farias.

Para ele, o órgão cumpre assim uma de suas premissas, que é de promover a educação continuada, discutindo as melhores práticas em torno da convergência da contabilidade pública brasileira às novas normas internacionais, bem como à adoção das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, editadas pelo CFC. A iniciativa foi elogiada pelo delegado da Receita Federal na Paraíba e técnico em contabilidade no início da carreira, José Honorato, que prestigiou o evento.

Processo contínuo

Já o representante do Conselho Federal de Contabilidade, conselheiro Kleber Figueiredo, lembrou ser a construção da contabilidade no Brasil, como profissão, classe ou ciência, um processo contínuo e interminável, em face dos saltos quantitativos e qualitativos dados nos últimos anos, que tornaram a profissão uma das mais importantes do mundo.

E nesse contexto, destacou: “O CFC, por meio do grupo de área pública vem trabalhando ao longo dos anos esse processo na convergência aos padrões internacionais de contabilidade aplicados ao setor público, na implementação de procedimentos e práticas contábeis que permitam o reconhecimento, mensuração, avaliação e evidenciação dos elementos que integram o patrimônio público, bem como a implantação de sistema de custos no âmbito do setor público brasileiro”.

Durante o encontro, coordenado pelo professor Ph. D Jorge Lopes, foram proferidas palestras sobre temas como “Entendendo o Plano de Contas Aplicado no Setor Público”, A Contabilidade Aplicada ao Setor Público e as Novas Demandas Sociais”, “Contador e Gestor Público Responsável: Novas Perspectivas Frente às Mudanças”, 50 Anos da Lei 4320/1964 e “Foco nos Resultados da Gestão” por sumidades a exemplo dos professores Paulo Feijó, Joaquim Liberalquino, João Eudes e Inaldo Paixão, este último também presidente do TCE da Bahia e Mestre em Contabilidade.

Por ocasião do encontro, ainda foram realizadas sessões de autógrafos dos livros intitulados “Auditoria Governamental em Breves Reflexões” e “Entendendo o Plano de Contas Aplicado no Setor Público”, de autoria, respectivamente, dos professores Inaldo Paixão e Paulo Feijó, também Consultor do FMI para Missões Internacionais.