O Setor de Registro é responsável pelo Cadastro de Profissionais e Organizações Contábeis.

Praticamente todos os procedimentos podem ser realizados de forma online, iniciando-se pelo site e sendo finalizado por meio de protocolo através do e-mail (registro@crcpb.org.br).

Após o recebimento dos documentos (via e-mail/protocolo), formula-se um processo que será analisado pela Câmara de Registro com posterior homologação em Sessão Plenária e que pode ser acompanhado pelo solicitante através dos serviços online do CRCPB.

VALORES PARA REGISTRO EM 2024

Taxa de Registro e alterações: R$ 56,00                                                                                           

Taxa da Carteira Definitiva ou 2ª via: R$ 45,00                                                                                 

Taxa de Registro e alterações (organizações contábeis):R$ 144,00

Para o registro profissional deverá ser pago: Taxa do Registro + Anuidade

Anuidade de  Sociedade 

a) de R$ 318,00 (trezentos e dezoito reais) para Sociedade Limitada Unipessoal (SLU):
b) de R$ 636,00 (seiscentos e  trinta e seis reais), com 2 (dois) sócios;
c) de R$ 956,00 (novecentos e ciquenta e seis reais), com 3 (três) sócios;
d) de R$1.278,00 (um mil duzentos e setenta e oito reais), com 4 (quatro) sócios; e
e) de R$1.598,00 (um mil quinhentos e noventa e oito reais), acima de 4 (quatro) sócios.

ANUIDADE DE PROFISSIONAIS DE 2024 (à vista)

Técnico Contador
Até 31 de Janeiro R$ 506,00 R$ 572,00
Até 28 de Fevereiro R$ 534,00 R$ 604,00
Até 31 de Março R$ 563,00 R$ 636,00
ANUIDADE 2024  PARA 1º REGISTRO PROFISSIONAL

SERÀ CONCEDIDO O DESCONTO DE 75% SOBRE O VALOR DA PRIMEIRA ANUIDADE PARA TODOS QUE REQUEREREM O REGISTRO NESTE ANO.

 

 

Clique nas situações discriminadas abaixo para ver a documentação necessária.


REGISTRO ORIGINÁRIO

Documentação necessária:

  •  Aprovação no Exame de Suficiência (certificado emitido no CRC);
  • RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Reservista (para aqueles do sexo masculino e idade inferior a 46 anos) e Comprovante de Residência (recente);
  • Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis;
  •  Sem a apresentação do diploma, apresentar o Histórico escolar e Certidão/Declaração do estabelecimento de ensino;
  • Pagamento da taxa de registro e anuidade (boleto será gerado ao final do processo de pré-inscrição online);
  • Preencha o REQUERIMENTO DE CADASTRO PROFISSIONAL Online – Clique Aqui

OBS:

  1. A certidão/declaração deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado, e que o diploma se encontra em processamento no órgão competente para registro, devendo conter: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e data em que ocorreu a colação de grau;
  2. O profissional que solicitar registro por intermédio das Delegacias do CRC-PB no interior do estado deverá apresentar original e cópia da documentação acima.
  3. O desconto de 50% no valor da anuidade somente será cedido para aqueles que foram aprovados no Exame de Suficiência ou ainda que colarem grau nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de requerimento do registro.

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ALTERAÇÃO DEFINITIVA DE CATEGORIA

Documentação necessária:

  • Aprovação no Exame de Suficiência (certificado emitido no CRC);
  • RG, CPF e Comprovante de Residência (recente);
  • Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis;
  • Sem a apresentação do diploma, apresentar o Histórico escolar e Certidão/Declaração do estabelecimento de ensino, expedida há até 180 dias;
  • Pagamento das taxas (alteração de registro e carteira);
  • Formulário de Requerimento preenchido e assinado – (Solicitar através do e-mail: registro@crcpb.org.br).

OBS:

  1. A certidão/declaração deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado, e que o diploma se encontra em processamento no órgão competente para registro, devendo conter: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído, sua carga horária e data em que ocorreu a colação de grau;
  2. Profissional receberá nova carteira (digital);
  3. Profissional deverá estar em dia com o CRC-PB.

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AVERBAÇÃO DE NOME

Documentação necessária:

  • RG e CPF.
  • Certidão de casamento ou de separação judicial ou de divórcio.
  • Pagamento das taxas (alteração de registro e carteira);
  • Formulário de Requerimento preenchido e assinado – (Solicitar através do e-mail: registro@crcpb.org.br).

OBS:

  1. Profissional receberá nova carteira (digital);
  2. Profissional deverá estar em dia com o CRC-PB.

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BAIXA DE REGISTRO PROFISSIONAL

Documentação necessária:

  •  Formulário de Requerimento preenchido e assinado – Clique Aqui para copiar.

OBS:

1.A pessoa que solicitar baixa até 31.12 ficará isento da anuidade do próximo ano; a partir de janeiro será devedor de 01/12 avos, a partir de fevereiro, 02/12 avos, a partir de março, 03/12 avos e a partir de abril será devedor de anuidade total;

2.O contador ou técnico em contabilidade com Registro Profissional baixado não poderá figurar como sócio, titular ou responsável técnico de organização contábil ativa. Desse modo, A baixa do Registro Profissional de titular ou sócio de organização contábil acarreta o mesmo efeito ao registro cadastral da organização, quando todos os sócios contadores ou técnicos em contabilidade tiverem seus registros profissionais baixados;

3. Caso o profissional possua parcelamento ou anuidade em aberto será necessário consultar o Setor de Cobrança para a identificação do débito. Contatos: 3044-1313/ 99129-4873 Email:  cobranca@crcpb.org.br

4. Os processos de baixa de registro serão encaminhados ao Setor de Fiscalização para averiguação junto aos órgãos competentes e, se necessário, posterior tomada de providências.

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CANCELAMENTO POR FALECIMENTO

Documentação necessária:

  • Certidão de óbito;
  • Formulário (Solicitar através do e-mail: registro@crcpb.org.br) ou requerimento preenchido por parentes solicitando cancelamento.

OBS: Se o profissional tiver vínculo com alguma empresa (PJ), esta deverá fazer uma alteração contratual;



RESTABELECIMENTO

Documentação necessária:

  • RG, CPF e Comprovante de Endereço;
  • Comprovante do pagamento das taxas (restabelecimento de registro e anuidade proporcional);
  • Formulário de Requerimento preenchido e assinado – (Solicitar através do e-mail: registro@crcpb.org.br)

OBS:

  1.  Caso o Registro Profissional baixado possua débitos de anuidades ou multa, será necessária a respectiva regularização para o restabelecimento,
  2. O profissional que solicitar restabelecimento por intermédio das Delegacias do CRC-PB no interior do estado deverá apresentar original e cópia autenticada da documentação acima.

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TRANSFERÊNCIA DE REGISTRO

Documentação necessária:

  • RG, CPF, Título de eleitor e Comprovante de Endereço;
  • Carteira do CRC de origem;
  • Comprovante do pagamento das taxas (alteração de registro e carteira);
  • Formulário de Requerimento preenchido e assinado – (Solicitar através do e-mail: registro@crcpb.org.br)

OBS:

  1. Transferência de outro estado para a Paraíba;
  2. Profissional receberá nova carteira (digital);
  3. Se o profissional tiver algum débito ou vínculo com alguma empresa no CRC de origem o pedido de transferência não tramitará.

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REGISTRO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

Documentação necessária:

  • CNPJ;
  • Ato constitutivo (Requerimento de Empresário/Certificado de Microempreendedor Individual);
  • Carteira do CRC;
  • Pagamento da taxa de registro;
  • Formulário de Requerimento preenchido e assinado – (Solicitar através do e-mail: registro@crcpb.org.br)

OBS:

  1. Profissional deverá estar em dia com o CRC-PB;

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REGISTRO DE SOCIEDADE

Documentação necessária:

  • CNPJ;
  • Ato constitutivo (contrato social e aditivo(s) se houver);
  • Certidão de Regularidade Profissional ou comprovante de registro em respectivo conselho de classe, se for o caso  de outra profissão;
  • Pagamento da taxa de registro e anuidade;
  • Formulário de Requerimento preenchido e assinado por todos os sócios – Clique Aqui para copiá-lo;

OBS:

  1. O Encarregado pela parte técnica deverá ser o profissional da contabilidade (obrigatoriamente deve constar no contrato social a cláusula de responsabilidade técnica dos sócios);
  2. Sócios contabilistas devem estar em dia com o CRC-PB;
  3. Nome da empresa não poderá ser igual ou semelhante ao de outra já registrada no CRC;

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ALTERAÇÃO CADASTRAL DE EMPRESA

Documentação necessária:

  • CNPJ;
  • Alteração contratual (aditivos);
  • Certidão de Regularidade Profissional ou comprovante de registro em respectivo conselho de classe se for, o caso  de outra profissão;
  • Pagamento da taxa de alteração;
  • Formulário de Requerimento preenchido e assinado por todos  os sócios – (Solicitar através do e-mail: registro@crcpb.org.br)

OBS:

  1. Organização Contábil e titular/sócios contabilistas devem estar em dia com o CRC-PB;
  2. A alteração cadastral decorrente de mudança de endereço será efetuada sem ônus para o requerente;

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BAIXA CADASTRAL DE EMPRESA

Documentação necessária:

  • Documento comprobatório da baixa. Ex: imposto de renda  sem movimento (últimos 5 anos) ou retirar o objetivo de contabilidade;
  • Formulário de Requerimento preenchido e assinado – Clique Aqui para copiá-lo.

OBS:

  1. No caso de baixa a empresa pode solicitar Restabelecimento;
  2. Esta situação cabe à empresa que não tem distrato social;
  3. O profissional que solicitar baixa cadastral por intermédio das Delegacias do CRC-PB no interior do estado deverá apresentar original e cópia autenticada da documentação acima.

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CANCELAMENTO CADASTRAL DE EMPRESA

Documentação necessária:

  • CNPJ;
  • Distrato social;
  • Formulário de Requerimento preenchido e assinado – Clique Aqui para copiá-lo.

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REQUERIMENTO BAIXA DE ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL

REQUERIMENTO DE BAIXA DE REGISTRO PROFISSIONAL

REQUERIMENTO PARA ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL

REQUERIMENTO PARA PROFISSIONAL SOLICITAÇÕES DIVERSAS