CRCPB participa do 3º WorkFocco – evento irá debater o panorama da Transparência Pública na Paraíba

O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) participará da terceira edição do WorkFocco para Comunicadores, promovido pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB). O evento traz como tema ‘O Panorama da Transparência Pública na Paraíba’ e ocorrerá no dia 28 de maio, às 9h, no auditório do Ministério Público do Estado, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, Centro, em João Pessoa.

O Fórum espera reunir estudantes, professores, profissionais de imprensa, representantes da sociedade civil organizada e qualquer cidadão interessado em saber como anda o cumprimento da  Lei de Acesso à Informação na Paraíba.

Durante a realização do 3º WorkFocco serão divulgados os Índices de Transparência dos 10 maiores municípios paraibanos. O índice foi um instrumento criado pela Associação Contas Abertas, como uma forma de mensurar a transparência ativa (sites) disponibilizada pelos entes. Atualmente, o Contas Abertas já avalia as administrações estaduais, estando a Paraíba em 9º lugar no cenário nacional.

Também será lançada uma campanha publicitária sobre transparência que será divulgada em todo o Estado. A campanha visa a conscientização popular e contou com o apoio da Real Publicidade e do CRCPB.

Prazo final –A data para a realização do 3º WorkFocco coincide com o prazo final dado pela Lei Complementar nº131/09 para que todos os municípios divulguem, em tempo real, suas informações financeiras e orçamentarias por meio eletrônico.

Inscrições -As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.foccopb.gov.br ou pelo fone 83-3244-2421. Haverá certificado de participação. O 3º WorkFocco para Comunicadores conta com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU-PB), do Ministério Publico do Estado (MPPB), Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) e da Associação Paraibana de Imprensa (API).

Sobre o Focco-PB -O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção na Paraíba é ummovimentoformado por 22 órgãos públicos, que visa a interação entre os mesmos e o fomento ao controle social como forma de potencializar a prevenção e o combate à corrupção.

O Focco criou recentemente um Grupo de Trabalho (GT) com objetivo de fomentar e planejar ações que visem o incremento e a fiscalização da transparência pública no estado da Paraíba. Esse GT está sendo composto pela CGU, CGE, TCE, TCU e pelo MPPB.

-Entrevista Coletivacom a participação:

–  Oswaldo Trigueiro do Valle  Filho– Procurador-Geral de Justiça   (Ministério Público do Estado da Paraíba)

-Rainério Rodrigues Leite- Secretário do Tribunal de Contas da União

-Fábio da Silva Araújo- Chefe da Controladoria-Geral da União (Coordenador do Focco)

-Victor Carvalho Veggi– Procurador-chefe da Procuradoria da República

-Gilsandro Costa de Macedo– Presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba

-Buba Germano– Presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba

-Fábio Nogueira -Conselheiro-Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

-Marcela Sitônio– Presidente da Associação Paraibana de Imprensa

-Recomendação do Procurador-Geral de Justiça, sobre a Transparência Pública.

-Divulgação do Índice de Transparência Pública (nota de 0 a 10), dos 10 maiores municípios paraibanos.

-Lançamento da campanha publicitária do Focco, sobre transparência pública, que será apresentada pelo senhor João Duré, gerente da Real Comunicação, a agência que produziu a campanha.

Maiores informações:

Fernando Albuquerque / Iris Porto