As palestras das últimas quinta e sexta-feira, 7 e 8, ministradas pelo professor Edgar Madruga, levaram cerca de 120 participantes ao projeto de educação continuada do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB). “A Contribuição Social Sobre o Faturamento, o Sped e a Gestão do Risco Fiscal” foi o tema do Quintas do Conhecimento nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.
“O Sped e os seus impactos dentro desse novo universo, que é o das escriturações digitais, estão revolucionando o relacionamento da contabilidade com as administrações tributárias”, disse Edgar Madruga, que veio pela primeira vez ao estado da Paraíba como palestrante. Para ele, este é um tema latente porque exige uma mudança de comportamento dos profissionais da área. “Hoje, a organização contábil que não enxergar essa transformação ficará obsoleta, fora do mercado”, completou.
Na primeira palestra, realizada na quinta-feira em João Pessoa, mais de 50 profissionais ligados à Contabilidade estiveram presentes na sede do CRCPB para ouvir as explicações do professor. Já na sexta-feira, na cidade de Campina Grande, aproximadamente 70 participantes compareceram ao auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a apresentação de Edgar Madruga. “Sempre busco assistir às palestras do Quintas. Esta trouxe um conteúdo atualizado, necessário para toda a classe contábil”, disse a contadora Ane Isabele Pereira, uma das participantes campinenses.
Os conselheiros do CRCPB também prestigiaram as palestras do Quintas do Conhecimento da última semana. Em João Pessoa, o vice-presidente de Fiscalização Cláudio de Melo representou o presidente da entidade, Gilsandro Costa de Macedo, na abertura do evento. Na cidade de Campina Grande, a recepção foi feita pelos conselheiros José Cleomar, Maria Joedula e Carlos Ronaldo.
O Quintas do Conhecimento desta semana foi patrocinado pela Mastermaq, em João Pessoa, e pela Softcom, em Campina Grande. E, nas duas cidades, o patrocínio foi do Instituto de Pós-graduação de Goiás (Ipog). O projeto tem também o apoio das empresas Netspeed, Prosoft, Fortes Informática, Alterdata e TV Contabilista.