O Presidente do CRCPB, Rômulo Teotônio, em companhia do Presidente do Sescon-PB Moisés Barreto Neto; do Presidente do CDL, Nivaldo Vilar; da Presidente da Associação Comercial da Paraíba, Melca Farias e representantes empresariais, reuniram- se na manhã de hoje (21), na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), com o Secretário da Fazenda, Marialvo Laureano; o Secretário Executivo da Receita da Sefaz, Bruno Frade e o Diretor Executivo de Fiscalização de Tributos Estaduais, Rômulo Agra.

Na reunião, trataram sobre os ofícios enviados anteriormente, solicitando adiamento da obrigatoriedade do Registro 1601 da EFD ICMS/IPI, que é um novo capítulo no processo de cruzamento de dados fiscais, criado para otimizar o processo de fiscalização do ICMS. Na oportunidade, também relataram a dificuldade que as empresas desenvolvedoras de software estão tendo, por isso, foi solicitado um Auditor Fiscal habilitado, para participar de um treinamento, e dessa forma, possibilitar o desempenho adequado das atribuições.

Na ocasião ficou decidido que a Sefaz-PB prorrogará o prazo até Janeiro de 2024, além disso, fará um treinamento com todos os contadores da Paraíba, nos principais polos do nosso Estado.

O Secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, relatou o que foi decidido na reunião: “Encontro muito importante, nosso governo é um governo de diálogo. Recebemos aqui a classe contábil e a classe empresarial, onde eles colocaram as dificuldades, e nós nos colocamos a disposição para ajudá-los e apoiá-los. Concordamos em adiar a vigência da portaria que seria a partir de julho, agora para janeiro de 2024. Nós vamos preparar nossa equipe, para treinar todos os contadores da Paraíba, dessa forma, vamos abarcar todo o território paraibano. Logo todos ficam satisfeitos e esperamos que as empresas também fiquem, com a decisão que tomamos hoje”, finalizou Marialvo.

Assessoria de Comunicação do CRCPB