Os profissionais da contabilidade que ainda não realizaram a prestação de contas do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) terão até o dia 31 de janeiro para realizar essa ação. O processo de confirmação e envio de pontos deve ser realizado no Sistema Web EPC, cujo acesso pode ser efetivado pelo link epc.cfc.org.br. Cabe ressaltar que os profissionais do Estado de São Paulo realizam a declaração diretamente no sistema do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP).
Ao entrar na plataforma do CFC, acessada via login e senha, o profissional deve seguir o passo a passo abaixo:
Acessar Sistema Web EPC https://epc.cfc.org.br.
- Inserir login (CPF) e senha (utilizada nos serviços on-line do CRC, Coaf).[ECdOS1]
- Clicar em EPC.
- Caso tenha atividades, como docência, pós-graduação, cursos realizados no exterior, produção intelectual, participação em comissões, orientação de artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso e participação em bancas acadêmicas, estas devem ser informadas pelo profissional, também via Sistema Web EPC. Para isso, acesse o menu “Minhas Atividades” e o submenu respectivo para cada uma delas. As disciplinas de pós-graduação devem ser inseridas, separadamente, anexando a Declaração da IES que contenha: nome das disciplinas, período de realização, ementas, carga horária e aprovação. Caso não tenha realizado esse tipo de atividade, siga para o item seguinte.
- Clicar em Prestação de Contas e em Relatório de Atividades.
- Selecionar o exercício de 2021 e clicar em Editar.
- Em Dados do Profissional, verificar as informações.
- Selecionar a Função Exercida e clicar em Adicionar e Avançar.
- No resumo, clicar em Salvar e Confirmar.
- Selecionar novamente o exercício de 2021 e clicar em Enviar.
- A situação do Relatório de Atividades aparecerá “Concluído” e é possível gerar a Certidão de Regularidade. Caso tenha enviado alguma atividade do item 4, a situação aparecerá “Em análise”, ou seja, as atividades serão analisadas pela Comissão de EPC do seu CRC para atribuição da pontuação.
- Prestação de Contas Finalizada.
Em virtude da continuidade da pandemia de covid-19, cabe ressaltar que, para o exercício de 2021, os profissionais enquadrados na NBC PG 12(R3) deverão cumprir, no mínimo, 20 (vinte) pontos, sendo que dessa pontuação devem ser cumpridos, o mínimo de 4 pontos em atividades de aquisição de conhecimento.
Em caso de dúvidas ou esclarecimentos para a realização da prestação de contas, os profissionais devem contatar o CFC pelo e-mail epc@cfc.org.br , ou ainda pelos telefones (61) 3314-9629 e (61) 3314-9640, ou acessar o site do Conselho no link https://cfc.org.br/desenvolvimento-profissional-e-institucional/educacao-profissional-continuada/.
Fonte: CFC