Comissão Paraibana da Mulher Contabilista do CRCPB divulga relatório de gestão 2020/2021

A Comissão Paraibana da Mulher Contabilista do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba divulgou, nesta quarta-feira (05), dados do relatório bianual de gestão. O principal propósito da Comissão é dar destaque e impulsionar o trabalho das mulheres que atuam na contabilidade, evidenciar a relevância delas na sociedade, além de incentivá-las a fazer parte do empreendedorismo, tornando mais inclusiva e empoderadora a área contábil. O trabalho recebeu, inclusive, agradecimento formal (via o Ofício nº 1469/2021) por parte do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda.

Segundo o relatório, no ano de 2020, foi realizado o evento “Mulheres na Ciência e no Mercado”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Com o início da pandemia da Covid-19, foi criada uma iniciativa que visava contribuir para o bem-estar social: a criação da vaquinha digital para arrecadar fundos para a aquisição de máscaras de proteção.

Além disso, houve a participação da Comissão na CONECON 2020; A realização on-line da XII edição do Encontro da Mulher Contabilista, que contou com participações de profissionais do Brasil, do exterior, além de Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; E a realização do evento “CRC Mulher – Contabilize Saúde”, em alusão ao Outubro Rosa.

No decorrer do ano passado, as  transmissões de Lives, nas redes sociais do CRCPB, foram importantes para dar sequência ao trabalho de educação continuada de forma remota, promovendo interação e debates. Os principais temas desta iniciativa foram: “Mulher empreendedora”, “Departamento Pessoal –  Diferenças entre Brasil e  Portugal na pandemia”, “Alimentação em Tempos de Home Office”, “Empreendedorismo da Mulher”, “Cuidando do Meu Dinheiro”, “Mulheres em Startups”, “Novo Normal, Novas Conquistas”.

Em 2021, a Comissão deu continuidade ao que estava sendo feito anteriormente, com a realização de Lives diárias com temas relevantes e com convidados importantes para a área, como por exemplo: a Live com as delegadas do CRCPB, a participação da Comissão na Live do Conecta CRCPB que abordou o tema “O Marco Legal das Startups: Lei Complementar 182/2021”, e as Lives sobre “Gestão  de Escritório Contábil”, “5 dicas  para não errar nas  rubricas do eSocial”, “Recursos Humanos”, “Contabilista sem Fronteiras” e  “IRPF”. Além disso, teve a realização do evento gratuito e online “CRC Mulher – Empreendi e Venci 2021″, com a participação da coordenadora Terezinha Carvalho no Webinar sobre a destinação do IRPF e no Seminário de  Delegados representantes  do CRCPB.

“Essa comissão trabalhou muito, tínhamos muitos projetos, contudo foi preciso rever-los no início de 2020 em decorrência  da pandemia do coronavírus. Antes do estado de calamidade, conseguimos realizar um evento de forma presencial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, evento esse incrível. Fizemos lives, sempre em duas quintas-feiras por mês, trazendo  muito conhecimento técnico de interesse da classe. Realizamos o XII Encontro Estadual da Mulher Contabilista de forma  online, sendo o primeiro evento a ter pontuação nessa formatação, tudo com muito estudo e trabalho”, afirmou a coordenadora, Terezinha Carvalho.

Formação

A Comissão Paraibana da Mulher Contabilista, em 2020 e 2021, foi formada por: Terezinha Carvalho Fernandes, Maria Auxiliadora Fernandes da Silva, Andresa Shirley Costa Pereira, Cleandra Almeida da Silva Lima, Isabelle Carlos Campos Rezende, Jamara do Nascimento Pereira Santos, Katillene Maria Silva da Rocha, Marília Augusta Raulino Jácome, Luciana Dias Barros Martins, Marcleide Maria Macêdo Pederneiras, Manuelly Maria da Costa Lucena, Maria de Lourdes da Silva Siqueira Cavalcante, Rosemary de Lima Andrade, Raquel Dantas Pereira, Simone Aparecida Freitas da Costa, Simone Aguiar da Silva, Simone Leal Araújo de Andrade, Silvia da Silva Batista, Tania Nascimento Negreiros, Valquíria Lira de Oliveira, Patrícia de Farias Oliveira e Jordana Amorim Silva.

Assessoria de Comunicação do CRCPB