Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCPB divulga relatório bianual

A Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) divulgou, nesta segunda-feira (20), os dados do relatório bianual de gestão. O objetivo do CASP é trazer um norteamento e integrar os profissionais que atuam no setor público do litoral ao sertão, promovendo o conhecimento e interagindo com os órgãos e entidades de controle e fiscalização, normatização, representação e acadêmica.

Desde 2020, a Comissão vem colocando em prática mecanismos de funcionamento baseados em quatro pilares: Identidade, Verticalização, Pessoas e Evolução em Ciclo. Essas propostas foram desenvolvidas com o intuito de promover encontros e debates, disseminar conhecimentos para os profissionais do setor público, formar parcerias com outras entidades, criando meios de novas ideias, diálogo e desafios. Por meio da CASP, foi criada a “Vertical Tecnologia e Inovação do Setor Público”, configurando-se como um dos diferenciais para a área contábil, já que a tecnologia está incorporada no dia a dia do profissional, como também no setor público, principalmente diante do cenário pandêmico e do aumento de demandas.

Ainda, segundo o relatório, do ano passado até agora, 18 eventos foram realizados nas redes sociais do CRCPB, com organização do CASP, promovendo encontros entre profissionais sobre diversos temas relevantes à área. O evento “Diálogo sobre o Siops: Presente e Futuro da ferramenta da gestão do SUS”, por exemplo, resultou em mais de 1.200 visualizações e mais de 250 pessoas assistindo em tempo real. No YouTube do Conselho, esse evento ficou entre os seis primeiros vídeos mais visualizados. O Whatsapp também foi uma plataforma utilizada para agregar mais empoderamento ao segmento e profissionais, com a troca de conhecimentos e Networking. Na realização das reuniões regimentais, foram feitas sete em 2020 e 2021.

A Comissão criou o “CASP CRCPB APOIA” e o “RECOMENDA” para selecionar alguns eventos, apoiando e recomendando aos profissionais da contabilidade, que atuam no Setor Público, oportunidades para atualizarem seus conhecimentos. Em 2020, também foi iniciado, juntamente com o CRC-RJ, o mapeamento dos Estados com Comissões voltadas à Contabilidade Governamental, o que gerou união e apoio entre as comissões de vários CRCs. Parcerias importantes também foram firmadas com o Tribunal de Contas da Paraíba, FAMUP, APCP e ASSEFIN-SP.

Formação
A Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCPB é formada por Cleber Oliveira de Figueiredo, Maria do Socorro Nascimento Brito, Antônio Firmino da Silva Neto, Verônica Dias Vieira, Milton Moreira Raimundo, José Alexandre de Aquino Neto, Liliane de Sousa Silva Rodrigues, Vaneide Rejane Araújo, Eliedna de Sousa Barbosa, Janise Guedes e Cristina Marques Ribeiro.

Assessoria de Comunicação do CRCPB