Coordenadores de setores e funcionários do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) participaram, na manhã desta segunda-feira, 21 de dezembro, de um treinamento sobre Gestão de Riscos, ministrado pela servidora do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Janaína Carvalho.
O início do treinamento abordou as principais definições sobre o termo “risco” e a necessidade de ter objetivos bem definidos para que as planilhas de gestão sejam preenchidas de uma forma eficaz, sendo capazes de antever possíveis sinais de perigo dentro dos processos em andamento.
Considerado um dos princípios da boa governança, o gerenciamento de riscos consiste em um conjunto de atividades cujo objetivo é identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações adversas e fornecer segurança razoável no processo de tomada de decisão. Estes princípios são uma preocupação constante, em todos os níveis do CRCPB, para o efetivo alcance de sua missão institucional.
“Os principais pontos que regem a resolução do plano de gestão de riscos O objetivo, a aplicabilidade, quais foram as referências normativas e teóricas que a gente usou na elaboração do documento, os termos e as definiçõe, e uma parte muito importante, primordial, que é definir quais são as responsabilidades e como se dá todo esse processo”, explicou Janaína.
Durante o treinamento também foi levantada a importância de uma integração entre funcionários, colaboradores e conselho diretor para que o plano de gestão de riscos, que deve ser constantemente monitorado, atinja a melhor performance possível. “Essa pluralidade é importante. Quando mais de uma pessoa pensa junto e assim por diante nós temos mais clareza e melhores resultados”, afirma Janaína.
A Diretora Fábia Mendes destaca que este treinamento é de suma importância para implementarmos a gestão de riscos no CRCPB, tendo em vista que é uma demanda cobrada pelo TCU aos órgãos públicos. Já a funcionária Thamara Brandão, funcionária do setor de contabilidade destacou: “Gostei muito. Foram muito proveitosas as explicações especialmente a parte do exercício prático com o preenchimento da planilha de gestão e análise de riscos, ajudando a fixar o conhecimento”.
Metodologias e resoluções do CRCPB
A metodologia empregada pelo CRCPB busca identificar os riscos, avaliar as suas causas e consequências, bem como a adoção de respostas e tratamento dos riscos identificados, visando ao fortalecimento dos controles internos e apoio à melhoria contínua dos processos organizacionais.
Nesse sentido, o CRCPB aprovou a Resolução CRCPB n.º 386 de 25 de setembro de 2019, que instituiu a Política de Gestão de Riscos do CRCPB, na qual se estabelecem os princípios, diretrizes e responsabilidades para a aplicação estruturada e sistemática da gestão de riscos e a Resolução CRCPB n.º38, de 25 de setembro de 2019, que aprovou o Plano de Gestão de Riscos do CRCPB, que dispôs sobre a metodologia para a aplicação correta, estruturada e sistemática da gestão de riscos, objetivando, com isso, garantir a correta adoção dos procedimentos, da análise de riscos e subsidiar a melhor tomada de decisões, proporcionando segurança razoável para o alcance dos objetivos dos programas, projetos e processos e, conseqüentemente, dos Objetivos Estratégicos do Sistema CFC/CRCs.
O Comitê de Gestão de Riscos está definido na Portaria CRCPB nº 48/2020, 20 de março de 2020.