Contabilidade Aplicada ao Setor Público é tema de mais uma Capacitação

Nos dias 04 e 05 de maio, foi realizado mais um evento de Capacitação, efetivado pelo CRCPB. O Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, dividido em quatro módulos, foi ministrado pelo palestrante Antônio Firmino da Silva Neto, instrutor da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gerência de Normas e Procedimentos Contábeis (GENOC) e membro da equipe técnica do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).

“Hoje, mais do que nunca, o contador do setor público tem que buscar capacitação, informações e se contextualizar sobre as mudanças”, assegurou Firmino quanto aos que estão buscando se capacitar e aproveitar as oportunidades dadas pelos Conselhos Regionais, sendo profissionais ou estudantes.

Participaram do curso professores, estudantes do curso de Ciências Contábeis e profissionais que atuam no setor público. Dentre eles, a contadora atuante há 28 anos na área pública, Januza Sotero, que elogiou a ação promovida pelo CRCPB declarando que “é muito louvável a realização do evento, porque a contabilidade pública é muito esquecida em termos de capacitação, então essa é uma forma de nos atualizarmos e enfrentarmos as novas mudanças”. Ainda afirmou que a classe contábil deixou de fazer apenas contas e passou a cuidar do patrimônio, tornando o trabalho mais difícil e com necessidade de ter iniciativas como essa do CRCPB.

O estudante de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sérgio Estrela declarou que o curso pode gerar perspectivas futuras, bem sucedidas profissionalmente. “É uma experiência a mais. Essas palestras qualificam não só o profissional, mas também o estudante”, garantiu Sérgio.

O presidente do CRCPB, Gilsandro Macedo, declarou que essa iniciativa do Conselho vem de encontro às necessidades de atualização, face às novas normas aplicadas ao setor público. Desde 2010, o CRCPB promove capacitações voltadas aos operadores da contabilidade pública, “é mais uma ação que demonstra o compromisso da gestão com a classe contábil paraibana”, comentou Gilsandro.

Thaís Garcia