XII Encontro Paraibano da Mulher Contabilista conta com mais de 1500 acessos e tem alcance internacional

Na tarde desta quarta-feira (26), aconteceu o XII Encontro Paraibano da Mulher Contabilista, evento promovido pela Comissão da Mulher do CRCPB. Com mais de 1500 acessos a transmissão do evento, foram mais de 500 inscritos de todos os estados do país e, ainda, de outros países como Canadá, Portugal e Estados Unidos.

O evento, com transmissão realizada em estúdio, destaca-se por ter sido um dos primeiros, de todo o país, a ser neste formato e dar direito a certificado e pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade. Tais conquistas são resultados de uma gestão empenhada em expandir o conhecimento e as oportunidades de crescimento, principalmente em um momento difícil como este, aos profissionais contábeis, como também em instituir um Conselho mais forte e com novas ideias.

Quanto as palestrantes, contamos com grandes nomes nacionais – como Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil – e reconhecidos nomes locais – como a cantora Renata Arruda.

Na abertura do evento – que teve como mestre de cerimônia a empresária e estrategista digital Marília Carvalho – contamos com a participação de Terezinha Fernandes, Coordenadora da Comissão da Mulher do CRCPB, de Brunno Sitonio, presidente do respectivo Conselho, e de Nilva Amalia Pasetto, Coordenadora Nacional da Comissão da Mulher.

“Em um estudo publicado pelo IBGE, os números mostram que ainda há um longo percurso para alcançar a igualdade de gênero, mas, na área contábil a representatividade feminina está cada vez mais presente. Ainda existe muito o que alcançar em termos de igualdade de gênero. Para mostrar a nossa força e sensibilidade, estamos trazendo grandes nomes femininos para conversar conosco hoje”, declarou Terezinha Fernandes.

Em seguida, o presidente do CRCPB, Brunno Sitonio, ressaltou a importância de este ter sido um dos primeiros eventos realizado de maneira online e com direito a certificado e pontuação no PEPC do CFC, além de destacar a grande porcentagem de mulheres em cargos de chefia no Conselho da Paraíba. “Tanto este quanto o Streaming Contábil, evento organizado pela Comissão Jovem do CRCPB, foram os primeiros eventos onlines pontuados em todo o território nacional. Além disto, destaco a importância da mulher contabilista para o mundo dos negócios, das organizações e das entidades. Para o CRCPB não é diferente:  mais de 60% das chefias são de mulheres e 70% das Comissões são coordenadas por mulheres. Vamos construir um novo conselho com novas ideias”, afirmou o presidente.

“Encontros como esses visam capacitar cada vez mais a mulher, desenvolver liderança, buscar novos conhecimentos, aprimorar nossa visão, nossas habilidades. São momentos como esses que podemos compartilhar experiências e ouvir outras mulheres com suas histórias. Que possamos, cada vez mais, preparar as mulheres para termos mais representantes femininas na classe contábil”, declarou Nilva Amalia Pasetto, Coordenadora Nacional da Comissão da Mulher.

Após a abertura do evento, deu-se início a primeira palestra da programação, “Novos desafios – Relações Trabalhistas após o Covid-19”, com a professora e contadora especialista em E-social, Silvia Batista.

A segunda palestra foi realizada pela professora Sandra Maria Cerqueira, professora doutora da UEFS e Faculdade Anísio Teixeira, que discursou acerca do “Protagonismo da Mulher no Mercado de Trabalho”.

A terceira palestra de nosso evento contou com a magnífica participação de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, que destacou a figura do contador como uma profissão chave para o desenvolvimento da pequena e média empresa.

A penúltima palestra ficou por conta de duas professoras universitárias: Silvia Pereira de Castro Casa Nova, Professora e Doutora pela USP, e Edvalda Araújo Leal, Doutora e Professora de cursos de graduação. Elas debateram a respeito do ensino no novo normal, que está sendo executado na modalidade a distância.

Para encerrar o evento, contamos com a participação da renomada cantora paraibana Renata Arruda, que, além de cantar, partilhou um pouco de sua trajetória, falando sobre seus desafios, superações e conquistas.