A jovem contadora Luciana Alencar, com 35 anos, é a nova coordenadora da Comissão do Voluntariado do CRCPB. Natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, ela já atua no campo da Contabilidade há 10 anos, inicialmente como empresária e, nos últimos cinco anos, seguindo carreira acadêmica, em Campina Grande, onde reside. É professora universitária nas áreas de Contabilidade Tributária, Práticas Contábeis e Educação Fiscal em um projeto voluntário. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba, especialista em Auditoria Contábil e Fiscal pelo IESP e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba.
Em uma breve entrevista, a nova coordenadora da Comissão do Voluntariado nos explicou como pretende desempenhar o trabalho diante do projeto.
👤Como você poderá contribuir estando diante da coordenação da Comissão? Que desafios enxerga?
🗣 Os desafios de fazer parte de uma Comissão de Voluntariado são enormes, mas os ganhos são superiores. Além de contabilista, sou cidadã e tenho a necessidade e obrigação de contribuir com meus conhecimentos para auxiliar pessoas a se tornarem informadas sobre os diversos assuntos, seja pessoa física como também pequenos empresários. Dessa forma, os ganhos são certos para ambas as partes.
👤O que pretende fazer durante a coordenação para fomentar ações no campo de atuação da comissão que representa?
🗣O primeiro passo é formar uma equipe comprometida, que venha somar. Segundo, fomentar ações em conjunto que possam trazer benefícios para cidadãos e pequeno empresários, como é o caso do MEI. Essas pessoas precisam entender como funciona seu negócio e como gerir de forma saudável.
👤Como pretende engajar mais profissionais nessa causa?
🗣O engajamento de colegas contadores é um trabalho árduo, mas o principal ponto para o comprometimento é deixar que a transparência e a Educação Continuada sejam nossos pilares de sustentação, além da formação de projetos que vislumbrem prioritariamente a ajuda ao próximo.