CFC emite nota de repúdio à TV Globo por comentário negativo sobre a profissão contábil

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) enviou uma carta ao escritor de telenovelas da Rede Globo Silvio de Abreu, repudiando uma cena da dramaturgia Sol Nascente, exibida no último dia 3 de fevereiro. Na cena, o personagem interpretado pelo ator Francisco Cuoco afirma que “advogado e contador é tudo trambiqueiro”.

Em um dos trechos da carta, o CFC afirma: “É do nosso entendimento que em todas as profissões há aqueles que se desviam das normas éticas e, por causa disso, podem colocar uma mancha na imagem de uma classe profissional. Porém, é muito perigoso que um veículo de comunicação de massa, como a Rede Globo, entre nas casas das pessoas e reproduza, por meio de seus programas, generalizações equivocadas que atingem a conduta e a dignidade de centenas de milhares de profissionais”.

O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba se solidariza com a nota publicada pelo CFC e repudia quaisquer manifestações que venham a ferir o imagem do profissional contábil brasileiro, mais especificamente o paraibano.