Segunda edição do Quintas do Conhecimento de 2013 leva quatro temáticas diferentes para as cidades de Cajazeiras, Guarabira, João Pessoa e Sousa

“Há cerca de 30 anos os contadores vêm atuando com as mesmas práticas contábeis. Hoje, eles têm que se adequar a uma série de mudanças, dentre elas o processo de convergência das práticas internacionais”. Assim explicou o mestre em Ciências Contábeis, Augusto Cezar Cunha, a respeito do tema de sua palestra da última quinta-feira, 07, em João Pessoa, dentro do projeto Quintas do Conhecimento.

Durante o evento, que aconteceu no auditório do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), palestrante e participantes debateram, entre outras coisas, sobre os procedimentos para fechamento de balanço para microempresas e empresas de pequeno porte. “É uma norma bastante recente e, para nossa região que possui um grande número de pequenas empresas, importante ser discutida”, afirmou Augusto Cezar.

O técnico em Contabilidade Luciano Pimentel foi um dos ouvintes da palestra. Ele também é um dos estudantes que aproveitam as participações no evento como complementação das horas-aula na faculdade onde cursa Direito. “Esta é a segunda vez que assisto a uma das palestras do Quintas do Conhecimento. Pretendo atuar na área de Direito Tributário e virei a outros eventos como esse”, disse.

O Quintas do Conhecimento de hoje também aconteceu na cidade de Guarabira, onde as contadoras Ana Crisanto Monteiro e Claudine Silva Toscano palestraram sobre a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, a Decore Eletrônica. Já na cidade de Cajazeiras, o contador Francisco Bezerra de Sousa apresentou palestra sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Em Sousa, o novo modelo de contabilidade societária para microempresa e empresa de pequeno porte foi apresentado pelo contador e professor da Universidade Federal da Paraíba Fábio Lira.

Foram parceiros deste evento a Alterdata Software, Netsped, Prosoft, Nasajon Sistemas, Softcom, Fortes Informática, TV Contabilista e Mastermaq.