Realizado em João Pessoa o II Fórum Nacional de Sped

Foi realizado em João Pessoa, entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro, o II Fórum Nacional de Sped, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB). O evento, único no país, reuniu os auditores da Receita Federal do Brasil (RFB) responsáveis pelo Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O Fórum foi sediado no auditório do Sebrae Paraíba e registrou a participação de contadores, administradores, professores e estudantes interessados.

A abertura do Fórum aconteceu na tarde da quarta-feira, dia 29, e reuniu autoridades públicas do Estado. Compuseram a mesa solene do evento o presidente do CRCPB, Garibaldi Dantas Filho; o procurador geral adjunto do Estado, Paulo Márcio Madruga, representando o governador do Estado, Ricardo Coutinho; o presidente da Junta Comercial da Paraíba, Aderaldo Gonçalves; o auditor da Receita Federal do Brasil em Campina Grande, Marcos José Costa, representando o delegado Gilberto Mendes Rios; o delegado adjunto da Receita Federal do Brasil em João Pessoa, Hamilton Sobral Guedes, representando o delegado Marialvo Laureano; o consultor da Secretaria da Receita do Município de João Pessoa, o contador Brunno Sitônio, representando o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; e o presidente do Sescon-PB, Joelmarx Sobrinho.

Já no primeiro dia de Fórum, foi realizada a palestra do auditor da RFB José Jayme Moraes, responsável pelo Sped Contábil-Fiscal, e do auditor fiscal da RFB Jonathan Oliveira. Na quinta-feira, os participantes puderam assistir à palestra “EFD/Reinf – Últimas novidades: a um passo da obrigatoriedade”, com o auditor fiscal da RFB responsável pelo E-Social e Reinf, Samuel Kruger e através da mediação do auditor fiscal da RFB Carlos Alberto Tanure.

No terceiro e último dia do evento, o tema “A influência do Sped nas Ações Fiscais da Paraíba” foi debatida pelo auditor fiscal tributário do Estado, André Luna. Ainda na esfera dos temas locais, a auditora fiscal da Receita Estadual da Paraíba Maria Helena Botelho, palestrou sobre o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF). Para tratar dos assuntos relacionados à Receita Federal, foram palestrantes da sexta-feira os auditores fiscais da RFB Francisco Leite Duarte, Giana Alves Hahn e Gustavo Jubé Xavier. O evento foi encerrado com a apresentação do supervisor nacional do Sped, Clóvis Belbute.

Veja mais fotos em: https://www.facebook.com/pg/CRCPB/photos/?tab=album&album_id=1603319609724723