Público prestigia abertura de Simpósio de Perícia Contábil

O 2º Simpósio de Perícia Contábil da Paraíba foi aberto na noite da última sexta-feira (14) em João Pessoa com a presença de um expressivo número de participantes, que compareceram ao Fórum Cível para prestigiar o evento temático que volta a ser realizado no Estado depois de dez anos. Renomados palestrantes em âmbito nacional estarão na capital até este sábado (15) para tratar entre outros temas de Perícia Contábil na área trabalhista, o papel do perito assistente técnico, as fases processuais da Perícia Contábil e apuração de haveres em dissolução de sociedades.

Durante a solenidade, o presidente do CRCPB, Gilsandro Costa de Macedo saudou os presentes lembrando que para conquistar espaço na área contábil, o profissional precisa focar sua atenção no aperfeiçoamento contínuo, uma vez que as possibilidades de atuação são diversas, desde que se esteja preparado para as exigências de um mercado cada vez mais competitivo.

“O contador na função de perito, deve manter adequado nível de competência profissional, atualizado sobre as normas brasileiras de Contabilidade, em especial as aplicáveis à Perícia. Necessitando de bastante aprimoramento a Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais a atenção dos Profissionais de Contabilidade”, afirmou Gilsandro.

Já o presidente da Associação dos Peritos Contadores do Estado da Paraíba, Geraldo Alves de Andrade ressaltou a importância do evento como um momento fundamental de troca de ideias e de atualização dos assuntos relativos à área de Perícia. “Com certeza será uma oportunidade única dos profissionais demonstrarem seus pontos de vista para que então possamos compartilhar”, disse ele.

O objetivo do Simpósio, conforme destacou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPB, Rogério Fernandes é também o de promover um estreitamento do relacionamento dos tribunais com a classe contábil e estudantes. O desembargador José di Lorenzo Serpa discorreu na ocasião sobre a importância do desempenho da figura do Perito Contador em diversos âmbitos.

Palestra de abertura

Lucros Cessantes e Fraudes foi o tema da palestra de abertura do Simpósio proferida pela contadora e presidente da Associação de Peritos Judiciais de Minas Gerais (Aspejudi-MG), Lílian Prado Caldeira.

A palestrante, que atua desde 1991 como Perita Judicial, tratou entre outros assuntos do conceito de lucros cessantes. Além de abordar a utilização da Contabilidade nas demandas que envolvem a apuração dos Lucros Cessantes e ações que envolvem lucros cessantes, como a desapropriação de lojista para construção de um viaduto e a utilização de marca sem autorização do titular, usando como exemplo o caso da ex-miss Brasil Marta Rocha, que teve seu nome usado de maneira indevida por uma marca de roupas.

Segundo Lílian, com base em dados do site fraudes.org, cerca de 85% do valor das perdas por fraudes em empresas são relacionadas a fraudes cometidas por funcionários ou colaboradores permanentes. E que 43,5% das perdas se dão por apropriação indébita, 30,4% por corrupção, 21,7% por roubos e 4,4% por outros tipos de fraudes.

“Entre os exemplos das fraudes internas podemos apontar a manipulação de balanços, o desvio de numerário, o pagamento de comissões sem reflexos e a obtenção de benefício da Previdência Social, como o esquema que foi desmontado pela Operação Avatar, em agosto de 2011”, explicou Lílian.