Profissionais e estudantes de Contabilidade participam do II Fórum da Profissão Contábil

O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) realizou a segunda edição do “Fórum da Profissão Contábil”, reunindo estudantes e profissionais da área, no sábado (10). Em parceria com a Comissão Jovens Contabilistas e a Comissão de Integração Estudantil, o evento aconteceu no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Campina Grande.

Ao longo do dia várias palestras foram ministradas aos participantes, abordando o universo contábil e apresentando ao Jovem Profissional da Contabilidade os desafios da carreira. As atividades da manhã foram iniciadas com a Palestra Show “Papo Arretado – Missões de um Jovem Empreendedor de Sucesso”, proferida pelo consultor empresarial Beto Chaves. Ao contemplar os aspectos necessários para que os estudantes se destaquem como empreendedores, o palestrante caracterizou 10 fatores para o sucesso e apontou a importância da qualificação e da determinação dos jovens da área.

Em seguida, o contador e conselheiro do CRCPB, Iraúna Rabelo da Rocha, ministrou a palestra intitulada “Contador, Empreendedor, Oportunidades e Desafios”, destacando a revolução na profissão contábil e elencando as características do contador empreendedor. Especialista em Contabilidade Empresarial, Iraúna apontou também a gama de oportunidades ofertadas aos ingressos na área, levantando o questionamento: “Que profissão tem um nicho de mercado tão grande como o da Contabilidade?” Foi abordada ainda a necessidade de adequação às Normas Internacionais de Contabilidade, expondo aos participantes alguns dos novos requisitos exigidos na carreira.

Dando continuidade ao Fórum, o talk-show “A Profissão Contábil e sua Perspectiva de Mercado” abriu as atividades da tarde, envolvendo os participantes e proporcionando um contato direto com profissionais da área pública, privada e acadêmica. Mediada pelo vice-coordenador do CRC Jovem, Moisés Alves Barreto Neto, a mesa contou com a presença da professora Adriana Fernandes Vasconcelos, representando a docência; do presidente do CRCPB, Gilsandro Costa de Macedo, da área pública; e do contador e advogado tributarista Wagner Gomes de Araújo, representando o setor privado.

Adriana Vasconcelos, Moisés Neto, Wagner Araújo e Gilsandro Macedo no talk-show

Na ocasião, os estudantes e profissionais conheceram um pouco mais do mercado contábil e das perspectivas da profissão. Adriana Fernandes, mestre em Ciências Contábeis, enfatizou a importância do debate: “Precisamos desses momentos de discussão entre alunos, professores e profissionais do mercado para chegarmos a um denominador comum. É um espaço enriquecedor para todos os lados, e para os alunos é um momento de amadurecimento e aprofundamento”.

A última palestra do “II Fórum da Profissão Contábil” foi proferida pelo professor José Jassuipe da Silva Morais. Doutor em Educação, ele abordou o tema “Contabilizando o Futuro: o que queremos, quem seremos?”, enumerando três aspectos importantes para o Profissional da Contabilidade – criatividade, paixão e estudo. “Através da educação, do uso da criatividade e da paixão pelo que faz, o estudante se destacará diante dos demais”, afirmou o palestrante, que discorreu também sobre a competitividade no mercado contábil. “A cada dia estão surgindo muitos profissionais de Contabilidade, mas só os melhores se firmarão no mercado”, completou.

Maxwell de Araújo, estudante do oitavo período de Ciências Contábeis na UNESC, concordou com a abordagem do professor. Ele, que pretende se especializar na área tributária, comentou a importância do evento e avaliou a iniciativa. “Estou saindo renovado. As palestras foram muito úteis e serviram também para animar os alunos que estão chegando a momentos decisivos no final do curso”, explicou o participante.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, Gilsandro Costa de Macedo, comentou a necessidade de fomentar momentos como o II Fórum, incentivando a qualificação dos participantes. “Estamos procurando a cada dia intensificar a interação com os nossos futuros profissionais, professores e profissionais que já atuam no mercado, pois entendemos que precisamos conscientizá-los de que a Educação Continuada é fator fundamental para o desempenho das suas atividades, bem como fator de valorização e reconhecimento profissional”, declarou.