Profissionais e estudantes de Contabilidade participam de mais uma edição do Quintas do Conhecimento

A primeira edição de agosto do projeto QUINTAS DO CONHECIMENTO reuniu na última quinta-feira (02) profissionais da Contabilidade no auditório do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), em João Pessoa, para acompanhar a palestra ‘Cruzamento Eletrônico de Informações Fiscais’. A transmissão para as cidades de Patos, Sousa, Guarabira e Sumé também teve o mesmo tema.

O objetivo da palestra veiculada através da TV Contabilista, conforme destacou o instrutor Robinson D’onofre, foi o de preparar os participantes para entenderem o cruzamento das obrigações acessórias diante da nova realidade eletrônica e o fisco digital, com a finalidade de evitar problemas futuros com a Fiscalização Eletrônica da Receita Federal (FISCEL).

“O futuro é promissor e desafiador para os profissionais contabilistas. Ao mesmo tempo em que ele vai se tornando cada vez mais essencial, ele deve estar atualizado e ligado às novas tecnologias”, ressaltou D’onofre.

Foram abordados na ocasião os aspectos conceituais das principais obrigações acessórias, informações contidas nesta declaração e finalidade. O confronto das informações, à exemplo do DCTFx DIPJ, DCTFxDACON, DCTFxDIRF também foi  tratados.

O contabilista Erickson Pereira, que participou pela primeira vez do QUINTAS DO CONHECIMENTO, gostou da experiência e garantiu voltar em outras oportunidades. “Achei a palestra boa, já que me deu oportunidade de aprofundar meus conhecimentos, principalmente sobre o SPED”, afirmou ele.

Em Campina Grande a palestra foi presencial e teve como assunto ‘Processo Administrativo Tributário’, com o ministrante Garibaldi Dantas Filho. Foram tratados entre outros temas, os princípios da hierarquia das leis, a estrutura do processo administrativo tributário e processo administrativo tributário em âmbitos municipal, estadual e federal.