Profissionais da Contabilidade da Paraíba recebem prêmio em congresso nacional

Fonte: Agência de Notícias da UFPB – Wellington Farias
Professores Edilson Pauloe e Orleans Martins

Os professores Edilson Paulo e Orleans Martins, do Departamento de Finanças e Contabilidade, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), receberam um prêmio no VII ANPCONT (Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação em Contabilidade). O evento realizou-se de 2 a 5 deste mês, em Fortaleza, no Ceará.

Os dois professores receberam a premiação por serem autores do trabalho – “Os Reflexos dos Efeitos Tempo e Divulgação das Demonstrações Contábeis nas Relações entre a Assimetria de Informação e as Características das Empresas” – melhor artigo científico geral submetido ao crivo do congresso, que se realiza todos os anos. De acordo com o professor Orleans Martins, o trabalho que originou o prêmio versa sobre negociação com informação privilegiada na Bolsa de Valores BMF & Bobespa.

O professor explicou que o trabalho possibilitou, de fato, dois prêmios: um como o melhor na categoria de Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais e outro como o melhor no geral, dentre todos apresentados no congresso. Esse artigo é fruto da tese de doutoramento do professor Orleans sob a orientação do professor Edilson.

O trabalho

Os autores do trabalho premiado explicaram:

“O objetivo deste estudo foi analisar os reflexos dos anos pós-crise econômica de 2008/2009 (efeito tempo) e da divulgação das demonstrações contábeis (efeito divulgação) nas relações entre a assimetria de informação e as características econômico-financeiras das firmas no mercado acionário brasileiro.

Para isso, a partir dos dados intradiários de negociação de 229 ações negociadas na BM&FBOVESPA, nos anos 2010 e 2011, identificou-se a probabilidade de negociação com informação privilegiada (PIN) por meio do modelo de Easley, Hvidkjaer e O’Hara (2002). Em seguida, relacionou-se a PIN com treze características econômico-financeiras das empresas que compõem o mercado de capitais brasileiro, por meio de regressões Tobit.

Com base nos resultados desta pesquisa, pode-se verificar que há indícios da existência de assimetria de informação na negociação de ações no mercado brasileiro, uma vez que foi encontrada uma PIN média de 24,9% para o período investigado. Quanto às relações dessa assimetria com as características das empresas, verificou-se que o retorno, a liquidez, a volatilidade, o custo de capital e o tamanho apresentam uma relação positiva e significante, enquanto com o retorno anormal e a política de dividendos tem comportamento inverso. No que diz respeito aos efeitos tempo e divulgação dos relatórios contábeis, a variável de controle ‘tempo’ apresentou efeito negativo e significante sobre as relações estabelecidas, indicando que os dados dos dois anos analisados possuem estabilidade estrutural diferente, enquanto a variável de controle ‘divulgação’ apresentou efeito positivo, embora não significante”.