Profissionais Contábeis da área pública preparam requerimento direcionado ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Uma audiência pública foi realizada na manhã desta terça-feira, 7, na sede do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), em João Pessoa. Contadores que atuam em órgãos públicos de municípios do Estado reuniram-se para debater questões relacionadas ao Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O presidente do Conselho, Garibaldi Dantas Filho, e a vice-presidente Técnica, Clair Leitão, coordenaram o debate. Cerca de 150 prefeituras estiveram representadas na audiência desta terça-feira.

“Estamos preparando um requerimento direcionado ao TCE-PB no qual solicitamos uma audiência com o novo presidente da entidade, André Carlo Torres; o assessor técnico chefe da Astec, Ed Wilson de Santana; o diretor executivo geral do Tribunal, Raimar Redoval; e o diretor de Auditoria e Fiscalização, Francisco Lins”, explicou a também contadora pública Clair Leitão.

A pauta da audiência, que será solicitada já para a próxima semana, foi discutida entre os contadores na reunião realizada no CRCPB esta manhã. Os pontos que deverão ser discutidos na reunião entre os profissionais contábeis e os representantes do TCE-PB são: Sagres para 2017 e a resolução 01/2017; atraso na emissão de extratos bancários; bloqueios de contas em 2016; reivindicações feitas pela classe em 2015; desvinculação do balancete mensal das licitações, obras e folha; empenho diário; prorrogação do prazo para janeiro e fevereiro de 2017, após o lançamento da última versão do Sagres; retorno especial sem multa; baixa de restos a pagar de exercícios anteriores; e o plantão de técnicos do Tribunal durante vigência de entrega do Sagres.

O requerimento elaborado pelos contadores públicos deverá ser encaminhado ao TCE-PB ainda nesta quarta-feira.