“Prerrogativas e Valorização do profissional de contabilidade” é tema de reunião do CRCPB com representantes da OAB-PB

Comissão de Prerrogativas do Conselho, criada no ano passado, visa amparar a categoria no exercício profissional

Em busca de garantir o direito inerente à profissão e defender o pleno exercício do contador em qualquer espaço de sua atuação, a nova gestão do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) constituiu, em abril de 2020, a Comissão de Prerrogativas da instituição. Desde então, os encontros ocorriam de forma remota, em decorrência das restrições impostas pela pandemia. Nesta segunda-feira, 8, aconteceu a reunião presencial dos integrantes da comissão com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba.

A presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas do Advogado, Janny Milanês, também membro da comissão nacional de defesa de prerrogativas e valorização da advocacia do Conselho Federal da OAB, fez a apresentação dos trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela comissão, além de pontuar os desafios próprios dessa atividade na Ordem. “O que a gente faz, diariamente, é defender a nossa classe para garantir que o profissional consiga trabalhar com a independência que precisam para que seja eficaz”, pontuou.

O presidente do CRCPB, Bruno Sitônio, considerou o encontro um marco e de grande aprendizado para os trabalhos que estão sendo estabelecidos. “Essa reunião é um divisor de águas para criarmos essa regulamentação. Nossa ideia é termos reuniões periódicas e, de forma conjunta discutir com os membros da comissão para chegarmos ao posicionamento do Conselho. Com todos os desafios, os primeiros passos já foram dados”, destacou.

O coordenador da Comissão de Prerrogativas do CRCPB, Onezildo Martins dos Santos Júnior ressaltou o pioneirismo desta ação no país e a importância desta interação com a OAB-PB. “Ouvir as experiências já vividas pelos representantes da OAB nesta comissão nos ajuda a compreender melhor esse trabalho, que já vem dando certo com eles, e nós, como contadores, podemos usar esse exemplo para aplicar em nosso contexto”, disse.

Estiveram na reunião de forma presencial, além do presidente do CRCPB e da presidente da Comissão da OAB-PB, o vice-presidente da comissão da OAB-PB, Joaquim Lorenzoni; outros dois membros da comissão da OAB-PB, Samara Feitosa dos Santos e Stephanie Lacet. Pela comissão do CRCPB estavam, além do coordenador Ozenildo, seu adjunto, Vinícius de Morais, e outros dois integrantes, Urânia de Fátima Mendonça e Jonas Fernandes Filho.

A reunião também contou com a participação de membros da comissão do CRCPB de forma online, entre eles estavam os contadores Magnum Leandro, de João Pessoa; Raony Regis, de Patos; Erivan Aristides Araújo, de São José da Lagoa Tapada; Sousa, de Cajazeiras e Rodrigo B. Egidio, de Mamanguape.

Assessoria de Comunicação do CRCPB