Perícia Contábil foi discutida entre presidentes do CRCPB e Tribunal de Justiça da Paraíba

TJPB

Demandas referentes à realização de perícia contábil e aos serviços prestados por contadores à Justiça foram debatidas, na tarde da última quinta-feira, 28, no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Estiveram reunidos o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Garibaldi Dantas Filho; o presidente do TJPB, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque; o presidente da Associação de Peritos Contadores do Estado da Paraíba, Geraldo Alves de Andrade; e o contador e advogado Júlio Serpa.

Na pauta, os representantes da classe contábil solicitaram ao desembargador alguns ajustes em relação às nomeações de contadores para a realização de perícia.  Foi recomendado que, para estes casos, seja solicitado ao Conselho a indicação de profissionais devidamente habilitados, registrados na entidade e com experiência na área de perícia.

Uma segunda solicitação foi em relação ao pagamento dos honorários periciais contábeis. Foi apontada a necessidade da liberação do mesmo imediatamente após a entrega do laudo pericial. Foi sugerida ainda a possibilidade de ser feito o pagamento de 50% antes do início da perícia, se o expert precisar realizar diligências em locais distantes. O documento apresentado pelo Conselho e Associação aponta: “Não esperando a liberação do alvará após o fim dos questionamentos sobre o laudo pericial, haja vista ele já ter cumprido o encargo e ofertado o laudo”.

Fórum Paraibano de Perícia Contábil

Aproveitando a ocasião da reunião, os presidentes do CRCPB e da Associação de Peritos Contadores fizeram o convite ao desembargador Marcos Cavalcanti para que seja presidente de honra do Fórum Paraibano de Perícia Contábil. O evento nos dias 10 e 11 de novembro, em João Pessoa, com local a ser definido.

O Fórum contará com vários palestrantes renomados tais como o juiz Eduardo Soares e os contadores Sílvia Batista, Sílvia Mara, Paulo Coelho, Wellington do Carmo Cruz, entre outros. O público alvo do evento são os profissionais contábeis especializados em perícia bem como estudantes que desejarem conhecer e se aperfeiçoar no ramo.