Parceria entre CRCPB e Tribunal de Contas do Estado da Paraíba capacitará contadores e gestores públicos

Buscando uma maior aproximação com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), através do presidente Gilsandro Costa de Macedo, apresentou propostas, na manhã desta terça-feira, 29, ao presidente do TCE-PB, Fábio Nogueira. Dentro da pauta da reunião estavam as novas regras para a contabilidade aplicada ao setor público e a necessidade de um diálogo permanente entre as entidades para auxiliar nesse processo de mudança.

“Além da STN – Secretaria do Tesouro Nacional –, será de fundamental importância a parceria com o Tribunal de Contas do Estado. Estamos há menos de um ano para a adoção integral das normas de contabilidade previstas no MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – e precisamos unir esforços para capacitar os nossos profissionais”, afirmou o presidente do CRCPB, Gilsandro Costa. Ele ressaltou a necessidade de um suporte do TCE-PB nesse quesito, sobretudo para a capacitação dos gestores e seus auxiliares que estão em início de mandato.

As propostas foram bem aceitas pelo presidente do Tribunal de Contas. De imediato, Fábio Nogueira apontou a possibilidade de incluir treinamentos aos contadores já no calendário de cursos programado para iniciar em fevereiro. “Essas parcerias já estavam nas nossas metas. Vamos apenas consultar o coordenador da Escola de Contas, o conselheiro Arnóbio Viana, para acertar os detalhes dessas capacitações”, explicou o presidente do TCE-PB.

Outro tema discutido na manhã de hoje foi o Sistema de Acompanhamento da Gestão de Recursos da Sociedade (Sagres). O representante do CRCPB solicitou que o Tribunal de Contas estendesse o prazo para a entrega dos balancetes das prefeituras deste mês de janeiro. “Como este é um mês de atividades atípicas nos governos, principalmente os de novos gestores, achamos conveniente esse alargamento de prazo”, explicou Gilsandro. O presidente do TCE-PB ainda irá avaliar a possibilidade dessa alteração de datas.

Uma terceira proposta do Conselho de Contabilidade esteve entre os pontos altos da reunião. “Propomos criar um grupo de estudo com profissionais militantes na área pública para contribuir com o Tribunal de Contas, onde o Conselho de Contabilidade possa ser consultado antes que alguma medida, que envolva assuntos relacionados à Contabilidade, sejam tomada pelo TCE”, acrescentou o presidente do CRCPB. Este tema também está entre os que serão avaliados pelo Tribunal de Contas.

Na reunião, que aconteceu na sede do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, também estavam presentes os vice-presidentes do CRCPB Brunno Sitônio, de Desenvolvimento Institucional, e Cláudio de Melo Sousa, de Fiscalização, além do Diretor Executivo Geral do TCE-PB, Severino Claudino Neto.