O CRCPB em parceria com SESCOOP/PB realizaram evento com tema: “Legislação das Sociedades Cooperativas”

O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) realizou junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (SESCOOP/PB), o I módulo da Capacitação de Contadores para Cooperativas, que teve como tema “Legislação das Sociedades Cooperativas”. O projeto, visa aperfeiçoar e organizar as sociedades cooperativas através de ações com a orientação técnica do CRCPB e SESCOOP.

O Presidente do CRCPB, Rõmulo Teotônio, na abertura do evento, falou sobre a importância da Educação Continuada para os Profissionais: “É um prazer estarmos juntos contribuindo com as cooperativas, e ao mesmo tempo, privilegiando a classe contábil, trazendo esse novo nicho para quem não trabalha no ramo, e aprimorando os profissionais que já trabalham com cooperativas. Uma das prerrogativas do CRC é o registro, fiscalização do profissional da contabilidade como também a educação continuada. Um profissional capacitado, levando informação de relevância para o público das Cooperativas, é de suma importância para nós”.

O Superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, falou sobre a importância dos Contadores: “Essa parceria do sistema OCB com o CRC-PB é muito importante para as duas casas, de forma que a gente estreita os laços de trabalho, em função de que nós temos as nossas cooperativas de diversos ramos de atividades e as cooperativas, necessariamente, tem que ter seus contadores, e esses profissionais contábeis, precisam estar capacitados para executar a contabilidade das cooperativas”.

“A Classe Contábil vai conhecer a cooperativa a fundo, toda a legislação, a contabilização, como que funciona, como se dão os impostos e, principalmente, diante de tudo isso, fazer uma gestão melhor, possibilitar aqueles que já atuam, melhorar a capacidade de gestão e aqueles que não atuam, podem ter esse nicho como um novo ramo de atuação dentro das suas empresas de serviços contábeis”, completou o Conselheiro do CRCPB, João Marcelo.

O Palestrante, Eduardo Frade, destacou o que foi abordado em seu módulo: “Esse módulo envolve os aspectos introdutórios da forma como o cooperativismo é pensado na nossa legislação, seja na constituição ou nas leis ordinárias e complementares, tendo em vista que muitos problemas declinam nessa base, dessa forma se tornando discussão para se debater
nos módulos seguintes”.

“É uma capacitação para os contadores, focados especificamente na sociedade de cooperativas, porém, abordamos desde da parte de legislação até o final da entrega da ECD e ECF. Nossa meta é terminar no final de agosto capacitando todos os contadores”, finalizou Djane Queiroz, contadora do SESCOOP/PB.

Assessoria de Comunicação do CRCPB