Nota de Esclarecimento | Honorários de Contadores

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), considerando recente veiculação pela mídia de comentário acerca dos honorários dos contadores, emite esta nota de esclarecimento à sociedade.

Previamente, é necessário aclarar que não compete aos Conselho|s de Contabilidade estabelecer valores para a cobrança de honorários. O sindicato da categoria em cada Estado divulga, anualmente, uma sugestão do que pode ser cobrado sobre os serviços prestados.

O CRCPB considera equivocada e pouco construtiva a fala divulgada em televisão, portal e Instagram pessoal de um comunicador do Estado da Paraíba, através da qual questiona a quantia paga a um contador.

Este Conselho enfatiza a responsabilidade e importância do trabalho desempenhado pelos contadores e técnicos em Contabilidade nas empresas privadas, para pessoas físicas e, sobretudo, nas instituições públicas. A Contabilidade é uma ciência complexa que lida com o patrimônio da sociedade, exige grande capacitação e longo tempo de estudo.

Deste modo, é falacioso e negativo questionar o valor pago por grandes empresas privadas ou órgãos públicos a um profissional da Contabilidade sem antes averiguar os serviços que estão sendo prestados. É importante compreender ainda que a ausência de um profissional contábil ou o trabalho mal executado por este pode gerar altas multas às empresas, pessoas físicas e órgãos públicos.

Por fim, ratificamos que o ofício dos profissionais da Contabilidade merece respeito e reconhecimento, assim como os profissionais da área do Direito, Engenharia, Saúde, Comunicação, bem como todas as profissões.

Vilma Pereira de Souza Silva

Presidente do CRCPB