João Pessoa sedia Sincasp e Fórum de Prefeitos com organização do CRCPB

Está sendo realizado, desde a última terça-feira, 18, mais uma edição do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Sincasp). O evento, que tem duração de três dias, está sendo promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) e acontece no auditório do shopping Sebrae, em João Pessoa. Estão presentes no Simpósio algumas das maiores autoridades da Contabilidade Pública no Brasil.

O primeiro dia do evento foi marcado pela realização do III Fórum de Prefeitos, com programação anterior ao Simpósio, que reuniu gestores públicos do estado. Na ocasião, houve uma mesa redonda com o superintendente Controladoria Geral da União na Paraíba (CGU-PB), Gabriel Aragão Wright; o secretário substituto do Tribunal de Contas da União, Aderaldo Tiburtino Leite; o analista nacional de Políticas Públicas do Sebrae, Pedro Valadares; a vice-presidente Técnica e de Relacionamento Institucional do CRCPB, Clair Leitão; a prefeita do município de Natuba, Janete Santos; e a delegada pelo CRCPB na cidade de Patos, Janusa Sotero.

A cerimônia oficial de abertura do Sincasp, no início da noite, teve a participação do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, representando o presidente Martônio Alves Coelho. Compondo a mesa solene do evento, também estiveram o presidente do CRCPB, Garibaldi Dantas Filho; o coordenador nacional do Sincasp, Jorge Lopes; o presidente do CRC Roraima, Francisco Fernandes de Oliveira; e o conselheiro do CFC pelo estado da Paraíba Cleber Figueiredo. Na mesa solene do III Fórum de Prefeitos estiveram presentes o presidente do Sescon-PB, Joelmarx Sobrinho; o diretor administrativo e de finanças do Sebrae-PB, João Monteiro da Franca Neto; o secretário de Estado da Receita, Marconi Frazão; além dos já citados Aderaldo Tiburtino (TCU), Jorge Lopes (Sincasp) e Garibaldi Dantas (CRCPB).

O renomado professor e advogado Murilo Jacoby esteve na Paraíba debatendo o tema Licitações Públicas, na abertura do Simpósio. Já o contador, professor e consultor Otoni Gonçalves participou do evento palestrando sobre “A Contabilidade na Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social”. Ainda na quarta-feira, 19 o Sincasp contou com as palestras do professor e auditor do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, Vítor Maciel, e do coordenador nacional do Sincasp, Jorge Lopes.

Nesta quinta-feira, 20, o doutor em Custos Aplicados ao Setor Público Marilson Dantas e o auditor de contas públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, João Eudes Bezerra, já ministraram palestras. O professor e autor de livros de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Paulo Henrique Feijó realizará palestra e fará o lançamento de mais uma obra na tarde de hoje. Ainda haverá, neste último dia de Sincasp, palestras do professor e diretor da Casp Online, Diogo Duarte, e do professor e contador público Antônio Firmino.

Fizeram parte do elenco de palestrantes do Sincasp 2010 em João Pessoa o advogado e superintendente do Senar-PB, Sérgio Ricardo Martins; o analista nacional de Políticas Públicas do Sebrae, Pedro Valadares; o secretário chefe da Controladoria do Estado da Paraíba, Gilmar Martins; e o contador público federal Kleber Marques.

O evento é voltado a profissionais e estudantes que atuam na área da Contabilidade Pública e também do Direito Tributário. O Sincasp busca promover, ainda, os debates entre estes profissionais e os gestores públicos, empresários, economistas, administradores, advogados e demais interessados.