Ex-ministro da Previdência participa de Simpósio de Contabilidade Pública neste final de semana em João Pessoa

Um dos mais aguardados eventos do calendário do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), o Simpósio de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, será realizado nos próximos dias 21 e 22 de setembro no auditório do Fórum Cível de João Pessoa. O evento contará, entre diversos nomes de destaque no cenário nacional, com a participação do ex-Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e ex- Ministro da Previdência, Nélson Machado.

A proposta do Simpósio é tratar do funcionamento da transparência da gestão pública no país de forma ampla e abrangente, de modo que direciona-se aos profissionais das áreas de contabilidade e gestão pública, porém interessa a pessoas oriundas de diversas áreas do conhecimento.

“A importância deste evento está no conhecimento que grandes nomes da área nos disponibilizarão nestes dois dias de simpósio. A Contabilidade aplicada ao setor público passa por uma nova realidade, e os temas tratados no evento perpassam pelos principais tópicos discutidos. Convidamos os operadores da Contabilidade Pública para participar deste, que é um evento de destaque nacional”, afirmou o vice-presidente de Relacionamento Institucional do CRCPB e um dos coordenadores do evento, Brunno Sitônio.

As inscrições estão sendo realizadas através do e-mail: eventos_publica@crcpb.org.br. Para efetuar sua inscrição, o interessado deve mandar os seguintes dados no e-mail: nome, CPF, número da carteira de estudante ou registro profissional, data de nascimento, telefone, e e-mail correspondente. O valor a ser pago é de R$ 100 aos estudantes e profissionais em dia e R$ 200 aos demais interessados.

Todos os inscritos no simpósio ganharão exemplares do livro “CBRSP –Gestão Baseada em Resultado no Setor Público – Uma abordagem didática  para implementação em prefeituras, câmaras municipais, autarquias, fundações e unidades organizacionais”. O livro será lançado no simpósio.

Mais informações podem ser obtidas pelo www.crcpb.org.br ou ainda pelo número (83) 3044-1313.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO 1º SIMPÓSIO PARAIBANO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO

21-09 | Sexta-feira

18:00 Credenciamento
19:00 Abertura solene
19:30 Palestra Magna
• Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público e do Controle Social
Prof. Dr. Nelson Machado – Ex-Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e Ex- Ministro da Previdência
20:45 Homenagem ao Prof. Dr. José Francisco Ribeiro Filho (in memoriam)
21:00 Coquetel de lançamento e autógrafos do livro GBRSP

22-09 | Sábado

08:30 Palestra
Custos no Setor Público: Diretrizes, Modelo Conceitual e Processo de Implantação a partir da experiência no Governo Federal
Prof. Dr. Victor Branco de Holanda, Ex-Consultor do FMI (Fundo Monetário Internacional)
10:00 Coffee break
10:30 Palestra
Contabilidade Aplicada ao Setor Público: a Base do Controle
Prof. Dr. Lino Martins da Silva – Contador Livre Docente e Ex-Controlador Geral do Município do Rio de Janeiro
12:00 Almoço
14:00 Palestra
Controles Internos – Com base no gerenciamento dos riscos e estrutura de governança
Profa. Mestre Maria Luciene Cartaxo Fernandes e Mestre Fábio Araújo AGU – Contadora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
15:30 Coffee break
16:00 Palestra
“Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Desafios e Perspectivas do Processo de Convergência”.
Paulo Henrique Feijó – Ex-coordenador-geral da Coordenação Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação – CCONF, Secretaria do Tesouro Nacional
17:30 Encerramento