Encontro de Marketing Criativo e Sustentabilidade confirma convidados de expressão nacional

Encontro, que já confirmou a presença de Viviane Mosé e Henilton Menezes, busca agora aproximar produtores criativos e investidores para fortalecer os investimentos nas áreas sociais e culturais

Por: Gregório Medeiros | Ascom Secretaria de Estado da Cultura

A Parahybólica Cultural, em correalização com o Governo do Estado da Paraíba e a FIEP, realiza, nos dias 19 e 20 de setembro, o I Encontro de Marketing Criativo e Sustentabilidade: Inovação e Tecnologia Social. O evento acontecerá na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, no teatro Paulo Pontes, em João Pessoa/PB. A inscrição e outras informações pode ser acessadas pelo site  http://www.marketingcriativo.com.br/ .

O encontro reunirá empreendedores criativos, agências de comunicação, produtores culturais, artistas e representantes dos setores privados locais, gestores culturais públicos e privados. Com o tema “Pensando fora da caixa”, o Encontro busca contribuir para a qualificação do empreendedorismo cultural e social, com vistas à profissionalização do setor na Paraíba. O evento conta com o patrocínio do Açúcar Alegre e Brastex, além do apoio do Sebrae, CRC-PB, Secult-PB, Funesc e Cinep.

Para o Secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, o Encontro é uma “ação ousada e necessária nesse momento de retração econômica. As conexões precisam ser vantajosas para investidores e produtores para que as coisas fluam. Acho que o mérito do Encontro está exatamente aí: aproximar empresários e produtores em torno do desafio de descobrir interesses comuns, metas aproximadas”. O secretário também acredita que a partir deste Encontro a Paraíba dará “um passo importante para o desenvolvimento econômico do setor cultural. É uma ação que abre alas para captações”.

O evento terá ênfase nas estratégias e saídas possíveis para o financiamento a projetos culturais e sociais num contexto de crise. O tema será desenvolvido a partir de diversos espaços, como palestras, oficinas, pitchings (apresentação de projetos a grupos de investidores interessados), além de uma feira de empreendedorismo cultural com mais de 50 iniciativas em um espaço para network, novos negócios e apresentações culturais.

Segundo o produtor cultural Gerson Abrantes, idealizador do evento, uma das motivações para a criação do Encontro “foi perceber como os recursos locais para a cultura ainda são insuficientes e como a Paraíba acessa tão pouco o mecanismo da Lei Rouanet. Com o encontro, o produtor espera que o empresariado local perceba com outros olhos a produção de projetos sociais e culturais na Paraíba e se sinta interessado em tornar-se investidor da destas causas no estado, através de leis de incentivo, contribuindo também para estabelecer uma relação de troca com a sociedade, ao mesmo tempo em que divulga sua marca”. Por sua vez, “os produtores também necessitam fazer a sua parte e qualificar cada vez mais o seu trabalho, seus produtos, para se conectarem a esses investidores e convencê-los do seu diferencial e potencial”, falou.

O produtor cultural ainda ressaltou a importância do evento no tocante a realização de uma rodada de pitchings, momento onde serão apresentados projetos e ações culturais com potencial para despertar investidores. “De um lado, uma banca examinadora que pode querer investir em ideias criativas, e, do outro lado, o produtor com seu projeto, buscando desenvolver uma ação social, cultural ou de demanda. Dessas pequenas apresentações pode surgir uma relação de trabalho, de interesse mútuo”, concluiu, .

Já foram confirmadas a palestra de Viviane Mosé, filósofa, psicanalista e gestora de políticas públicas, e do Henilton Menezes, Ex-Secretário de Fomento e Financiamento à Cultura do MinC, lançando o livro “A Lei Rouanet muito além dos (f)atos”. Inscrição e programação podem ser acessadas pelo site http://www.marketingcriativo.com.br/

I Encontro de Marketing Criativo e Sustentabilidade

Datas:19 e 20 de Setembro de 2017

Local: Espaço Cultural José Lins do Rêgo