CRCPB Realiza Plenária Especial e conta com a participação do Presidente do CFC, autoridades e entidades contábeis no encerramento da programação da Semana Do Contador 2020

Na última quarta-feira do mês de setembro (30/09), como encerramento da Semana do Contador 2020, o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba realizou uma Plenária Especial contando com a presença do Presidente, conselheiros, autoridades, homenageados, entidades contábeis, coordenadores de comissões e colaboradores, reunidos presencial e virtualmente.

HOMENAGENS E CONVIDADOS

No início do evento, o CRCPB, na pessoa da coordenadora da Comissão da Mulher do CRCPB, Terezinha Fernandes, prestou homenagem ao presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivanio Breda, destacando, com uma Moção de Reconhecimento, seu exemplo de liderança e atuação no CFC.

“A data do Dia do Contador é especial para nós porque celebra os 75 anos da criação do curso de Ciências Contábeis. Em termos de matrícula, atualmente é o quarto curso mais procurado do Brasil, estamos atrás de direito, administração e pedagogia. Isso significa que o jovem se interessa pela carreira contábil porque sabem que é promissora”, afirmou o presidente do CFC, Zulmir Breda, após agradecer a homenagem.

O senador Diego Tavares também marcou presença na plenária e destacou a importância do profissional da contabilidade para a sociedade, principalmente na pauta da atual discussão sobre reforma tributária. “Os contadores são peças fundamentais para que a gente possa construir e pensar no futuro. Hoje que estamos em discussão com a reforma tributária, destaco que a Paraíba tem o seu relator da reforma tributária, o deputado Aguinaldo, para fazermos uma reforma ampla e que traga benefícios de forma prática para as empresas e para o cidadão”, declarou.

“Eu quero, em nome da Justiça Eleitoral, ressaltar a importância do profissional da contabilidade. Faço questão de ressaltar o trabalho do profissional de contabilidade em todo o processo eleitoral e dizer que sem o profissional da contabilidade dando a assessoria devida aos players do processo eleitoral, o nosso pleito não transcorreria de forma transparente e salutar”, pontuou Arthur Monteiro Lins Fialho, juiz membro representante do TRE da Paraíba.

O Secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, enfatizou que o contador é o principal parceiro da SEFAZ. “Parabenizo o profissional da contabilidade, profissional esse que é o principal parceiro da secretaria da fazenda. A presença do contador no Conselho de Recursos Fiscais abrilhantou o conselho, subiu o nível. Tao logo a pandemia diminua vamos implementar a sala do contador na Capital. O contador não é só parceiro da SEFAZ, mas de todas as empresas”, afirmou.

“O contador é um profissional de extrema necessidade, indispensabilidade e importância no relevo social por conta da sua função pública necessária para o regulamento das instituições públicas e privadas, na gerência interna ou gestão de recursos humanos e contábeis. Não há como conceber uma sociedade política e juridicamente organizada sem a figura do contador”, destacou o Presidente da OAB-PB, Paulo Maia.

“Parabenizo a todos vocês que abraçaram essa profissão tão maravilhosa, de um valor incalculável para todos nós, empresários. Desejo a todos que tenham sucesso sempre”, parabenizou o presidente do CDR, Nivaldo Vilar.

Após as participações dos convidados, a solenidade seguiu para um momento de homenagem a grandes profissionais contábeis que fazem a diferença na profissão, destacando 11 nomes e com dois representantes que se fizeram presente na plenária: a contadora Maria de Lourdes da Silva e o contador José Carlos Fernandes.

“Agradeço a oportunidade de estar aqui hoje para participar dessa plenária. Parabenizo a todos os contadores por essa profissão indispensável no mundo dos negócios e essencial para o desenvolvimento econômico do país”, agradeceu Maria de Lourdes.

“No próximo ano estarei completando 50 anos de registro do CRCPB. Fico orgulhoso por essa homenagem, agradeço e parabenizo a todos os contadores da Paraíba”, afirmou JOsé Carlos Fernandes.

RESULTADOS COMISSÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Em seguida, Iraúna Rabelo, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPB, e Tatiana Benevides, Coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CRCPB, apresentaram os resultados da respectiva Comissão diante as ações realizadas durante os meses de fevereiro a setembro deste ano.

“A pandemia mudou todos os nossos projetos estabelecidos para o ano de 2020. Mas, para nossa grata surpresa, foi extremamente satisfatório o alcance que tivemos através da tecnologia e das redes sociais. Quero destacar o Streaming Contábil e o XXI Encontro Paraibano da Mulher Contabilista, os dois eventos que realizamos no mês de agosto e que foram os primeiros eventos onlines pontuados no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade. Contando com todos os acessos a todas as programações realizadas até esta semana, realizamos mais de 18.500 capacitações. Isto nos dá um orgulho muito grande porque atesta um compromisso de campanha assumido por nós: novas ideias, novo conselho. Fico feliz que um dos pilares de sustentação do sistema contábil brasileiro, que é a promoção do desenvolvimento profissional, nós conseguimos ter êxito”, destacou Iraúna.

“O projeto Conecta CRCPB foi idealizado para unir cada vez mais os profissionais da contabilidade com nosso Conselho. Em um momento difícil, em que os contadores passaram a trabalhar bem mais, ainda assim, não deixaram de contribuir com ideias e com a educação continuada. De fevereiro a agosto realizamos 49 lives, tivemos 18.500 visualizações, tratamos de temas como tributários, áreas trabalhistas, contabilidade pública, normas e legislações. Trouxemos muitos profissionais competentes do Brasil inteiro, mas, ainda assim, demos bastante destaques aos profissionais paraibanos. Queremos fazer ainda mais!”, afirmou Tatiana.

Em seguida, o presidente do CRCPB, Brunno Sitonio, agradeceu a todos os que colaboraram para a realização da Semana do Contador. “Minha fala é de agradecimento aos profissionais que fizeram com que este evento se tornasse inesquecível por tudo o que representa: a valorização da profissão, os desafios que temos diariamente, e, mais ainda, em um momento como esse de pandemia. Destaco os grandes responsáveis por esse sucesso: os integrantes de todas as comissões do CRCPB gestão 2020/2021”, pontuou o presidente.

PARABÉNS AO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFPB E APRESENTAÇÃO DA NOVA COMISSÃO DO CRCPB

Após a fala do presidente, a plenária seguiu com um momento de homenagem ao curso de Ciências Contábeis da UFPB – que em seus 60 anos formou 4.750 contadores – e com a apresentação da nova comissão do Conselho, a Comissão de Ensino, sob a coordenação da professora Adriana Vasconcelos.

CONTABILIDADE SUMMIT

Fez-se presente na Plenária Especial o gerente da agência regional sul do Sebrae Paraíba, Cláudio Soares, para divulgar evento que será realizado em parceria com o Conselho. Em conjunto ao CRCPB, Sescon e a Luz Criações, o Sebrae vai realizar o “Contabilidade Summit”, entre os dias 03 e 05 de Novembro. O evento vai abordar temáticas importantes para o meio contábil, tais como o marketing digital, o papel do contador como consultor nas empresas e a reforma trabalhista. Terá formato híbrido, uma parte presencial e outra parte online.

CONECON 2020 – Conexão Nordeste de Contabilidade

O presidente do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, também marcou presença no evento para apresentar o Conecon, Conexão Nordeste de Contabilidade, evento que vai reunir todos os Conselhos Regionais do Nordeste. Totalmente online, gratuito e pontuado no PEPC do Conselho Federal de Contabilidade, o evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de outubro. Em breve as inscrições serão abertas e disponibilizadas.

SOLENIDADE DE ENTREGA DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

Ainda na Plenária Especial, foi realizada a primeira solenidade virtual de entrega da carteira de identidade profissional. Com mais 85 novos registros, esta é a primeira turma de registrados do ano de 2020 que, agora, passam a atuar como contadores.

O Vice-presidente de registro do CRCPB, Douglas Castro Pinheiro e a coordenadora da Comissão Jovem do CRCPB, Brenda Lins, realizaram o chamamento dos profissionais para receber a carteira. Edilberto Martins Dias Segundo, representando os demais profissionais, realizou o juramento.

Em seguida, o Vice-Presidente da Câmara de Fiscalização, Pedro Ruffo, participou da solenidade falando sobre ética profissional. “Cada dia a nossa profissão tem ganhado mais respeito. Vocês que estão recebendo a carteira profissional hoje, que possam honrar e engrandecer a profissão e atuar com responsabilidade e a ética”, declarou.

Logo após, o presidente Brunno ressaltou a honra de receber os novos contadores. “O CRCPB tem a honra de recebê-los, nesse momento de maneira virtual, mas, logo estaremos nos encontrando presencialmente, nas atividades que o CRCPB promoverá. De posse da carteira de identidade profissional, vocês passam a atuar como Contadores e Contadoras. Coloquem em prática a ética e o bom senso e aproveitem o melhor que a profissão tem a oferecer. Procurem sempre o CRC e nunca deixem de lado o estudo e a atualização dos conhecimentos, necessário para se destacarem no mercado de trabalho”, pontuou.

Por fim, o Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON-PB), Abelci Daniel, deu as boas-vindas aos novos profissionais, pontuou que estes têm direito a um ano de certificação gratuita e, ainda, expôs um pouco da atuação do sindicato.