CRCPB participa do WorkFocco junto ao TCU, CGU e MPPB e é parceiro do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção na campanha sobre Transparência Pública

Presidente do CRCPB junto aos representantes do órgãos de controle externo da Paraíba
Presidente do CRCPB junto aos representantes do órgãos de controle externo da Paraíba

Na manhã desta terça-feira, 28, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Gilsandro Macedo, e o vice-presidente de Desenvolvimento Institucional da entidade, Brunno Sitônio, participaram da terceira edição do WorkFocco. O evento foi direcionado aos comunicadores do Estado e trouxe a proposta de abordar o Panorama da Transparência Pública na Paraíba, com base na Lei Complementar nº131/09. Na ocasião, foi divulgada a avaliação feita sobre as 10 maiores prefeituras paraibanas nesse quesito.

O CRCPB é um dos parceiros do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco) na campanha sobre Transparência Pública. Além de eventos pontuais, o Focco está promovendo a divulgação de peças publicitárias na mídia para conscientizar a população sobre o dever dos órgãos públicos em tornar transparentes todas as informações sobre a verba utilizada.

Presidente do CRCPB, Gilsandro Macedo, fala do apoio da entidade à campanha do Focco

“É importante ressaltar o quanto é importante a participação do Conselho. Quando se trata de geração de dados financeiros, orçamentários, o papel do contador é crucial em qualquer que seja a instituição, pública ou privada”, disse Fábio Araújo, coordenador do Focco e chefe da Controladoria Geral da União (CGU) na Paraíba.

Para o presidente do CRCPB, Gilsandro Macedo, “a participação do Conselho é gratificante. Primeiro por demonstrarmos que, nesse processo de transparência, o profissional da Contabilidade é fundamental. O CRCPB tem abraçado essa causa, juntamente com todos os órgãos de controle externo, para incentivar os profissionais e toda sociedade a obter informações no site dos órgãos públicos e assim contribuir com a diminuição da corrupção do Brasil”. O vice-presidente de Desenvolvimento Institucional da entidade, Brunno Sitônio, também considera importante a participação no projeto: “É de fundamental importância a parceria que o CRCPB firma com os órgãos de controle com o objetivo de disseminar a aplicação da nova lei, incentivando o envolvimento dos profissionais que atuam no setor público e ratificando o compromisso com a transparência.

Também compuseram a mesa do evento, junto ao presidente do CRCPB, Gilsandro Macedo, a subprocuradora do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Kátia Rejane; Rainério Rodrigues Leite, secretário do Tribunal de Contas da União (TCU); Fábio da Silva Araújo, chefe da Controladoria Geral da União e coordenador do Focco; Buba Germano, presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup); André Carlos Pontes, conselheiro ouvidor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba; João Monteiro de Lima Neto, chefe de gabinete da Procuradoria da República; e Marcela Sitônio, presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API). A campanha publicitária do Focco foi apresentada pelo gerente da Agência Real Comunicação, João Duré.