CRCPB participa de mais uma discussão sobre a carreira de contador público federal

Contadores públicos federais em reunião no Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba

Está programado para a próxima segunda-feira, 8, uma rodada de discussões sobre a carreira de contador público federal. O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) participará da reunião que acontecerá a partir das 9 horas no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pauta será a medida provisória de fortalecimento dos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Contabilidade e de Custos do Poder Executivo Federal.

Uma reunião similar já havia acontecido no último dia 12 de março. Na ocasião, contadores de órgãos públicos do Governo Federal estiveram no CRCPB. Representando o Conselho, estiveram o presidente da entidade, Gilsandro Macedo, e o vice-presidente institucional Brunno Sitônio. Este apresentou um panorama de como estão os encaminhamentos da medida provisória para a estruturação da carreira de contabilista no Governo Federal. “A MP encontra-se no Ministério do Planejamento para avaliação. O fortalecimento da carreira do contador federal tem apoio de todo o Sistema CFC/CRCs, no entanto, o CRCDF é quem está coordenando as ações, pois está localizado na capital federal e tem um maior número de contadores públicos”, disse.

Após essa reunião, ficou definido que seria construído um documento relatando a importância do fortalecimento do sistema de contabilidade federal para ser entregue aos deputados federais e senadores. Além disso, o CRCPB iria promover uma atividade convocando os parlamentares paraibanos no Congresso Nacional para pleitear apoio nessa causa.

Estiveram presentes os contadores públicos federais Emanuella Bernardo e Kleyber Oliveira, servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Anderson Glauber e Leonardo Santos, da UFPB e Ricardo Wagner, da Controladoria-Geral da União (CGU).

No início desta semana, os deputados paraibanos Iraê Lucena (PMDB) e Leonardo Gadelha (PSC) anunciaram que irão defender a causa, tanto no estado da Paraíba quanto no Congresso Nacional.

O CRCPB não está alheio a esse pleito e, desde o ano de 2012, vem acompanho de perto as atividades desenvolvidas junto aos agentes públicos e à classe política. “Em 2012 convocamos uma audiência contábil que foi realizada na UFPB. Cerca de 50 contadores participaram das discussões em torno do texto que altera a legislação referente à carreira do contador do executivo federal. Em janeiro de 2013, estive na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e com o Presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, para tratar da medida provisória”, disse o conselheiro Brunno.