CRCPB lança Balanço Socioambiental 2012 na Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul

Presidentes do sistema CFC/CRCs em solenidade de abertura da XIV Convenção e lançamento do Balanço Socioambiental

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Gilsandro Macedo, fez o lançamento do Balanço Socioambiental 2012 da entidade durante a XIV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, no último dia 22. A solenidade de abertura do evento, que contou com cerca de 1.500 pessoas, serviu de palco para a apresentação dos Balanços de parte dos Conselhos Regionais. Estiveram presentes o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Carneiro, presidentes de quase todos os 27 CRCs, além de autoridades públicas e políticas locais.

Lançamento do Balanço Socioambiental 2012 dos CRCs e do CFC e autoridades políticas e públicas do Rio Grande do Sul

Esta é a primeira vez que ocorre o lançamento dos Balanços Socioambientais dos Conselhos Regionais. Antes de ser estendido a todo o sistema, o volume era produzido apenas pelo CFC e por alguns poucos estados. “É a primeira categoria profissional no país que tem esse Balanço publicado. A classe contábil está dando mais uma demonstração de comprometimento com a sociedade e com o meio ambiente. O Balanço Socioambiental é um relatório que demonstra quais são as ações e projetos que os Conselhos Regionais de Contabilidade estão desenvolvendo para beneficiar a nossa sociedade”, explicou Juarez Carneiro.

Presidentes dos CRCs durante solenidade de abertura da XIV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul
Presidente do CRCPB, Gilsandro Macedo, e prefeito de Bento Gonçalves-RS, Guilherme Rech Pasin.

Reunião com presidentes do sistema CFC/CRCs

Já na primeira tarde da XIV Convenção do Rio Grande do Sul, os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do país e o presidente do Conselho Federal de Contabilidade reuniram-se para discutir as ações realizadas por cada entidade em defesa da classe. Um dos pontos mais debatidos foi a campanha 2013: Ano da Contabilidade no Brasil, que visa promover a imagem da profissão e do profissional contábil na sociedade.

Presidente do CRCPB, Gilsandro Macedo, junto aos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade

“Este é um ano dedicado ao fortalecimento, à valorização do profissional e, acima de tudo, ao que chamamos ‘reposicionamento de imagem’ da profissão. Muitas vezes ela é deturpada, distorcida, por falta de conhecimento acerca do seu verdadeiro papel”, afirmou o presidente do CFC.

Durante a campanha 2013: Ando da Contabilidade no Brasil, o sistema CFC/CRCs fomentará, de forma estruturada, campanhas informativas e publicitárias na mídia dedicadas à classe contábil. A Câmara de Deputados e o Senado, numa sessão conjunta, também realizaram o lançamento oficial da campanha no início deste ano. A proposta é fazer surgir um grande movimento para que a sociedade conheça melhor a profissão.

“Queremos mostrar que essa sociedade tem na Contabilidade o alicerce para todo processo de tomada de decisão, dentro do que a gente preconiza: a ética, a transparência, a legalidade e, acima de tudo, o conhecimento e a competência do profissional”, concluiu Juarez Carneiro.

Presidentes do sistema CFC/CRCs em reunião durante XIV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul