CRCPB, Junta Comercial e Sescon-PB reúnem-se para debater ações coordenadas

Maria de Fátima Venâncio, João Coelho, Brunno Sitônio, Moisés Neto, Abelci Assis Filho e Simão Almeida.

Algumas demandas dos profissionais da Contabilidade foram discutidas, na manhã desta segunda-feira, 20, na sede da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), em João Pessoa. O presidente do CRCPB, Brunno Sitônio; da Jucep, Simão Almeida; e do Sescon-PB, Abelci Assis Filho, representaram as entidades. Também participaram da reunião o chefe da procuradoria jurídica e a secretária-geral da Jucep, João Coelho e Maria de Fátima Venâncio; e o vice-presidente do Sescon-PB, Moisés Neto.

Uma das pautas emergenciais debatidas foi o atraso nos processos de empresas que vem ocorrendo junto à Jucep. Para sanar o problema, a Junta já instalou um mutirão de funcionários que atuarão no objetivo de zerar a fila de tais demandas. Outra solicitação colocada pelos profissionais contábeis foi o retorno do funcionamento da Ouvidoria nos moldes anteriores, questão recebida positivamente pelo órgão. Da mesma forma, serão incluídas mais duas linhas de atendimento para as chamadas telefônicas à Jucep.

Os representantes do CRCPB e Sescon-PB também requereram à Junta que os processos fossem analisados como um todo, para que sejam evitadas exigências em série. A entidade se comprometeu a realizar treinamento com os servidores e reforçar a atenção na análise do documento na sua totalidade, antes de impor as exigências.

“Solicitamos ainda, nesta reunião com a Junta Comercial, a integração de todos os municípios na Redesim Paraíba”, acrescentou o presidente do CRCPB, Brunno Sitônio. O pedido refere-se à ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

A dispensa do comprovante de pagamento físico, também solicitada, não deverá ser atendida neste primeiro momento, por medida de segurança, até ser concluída a totalidade da transição para o comprovante digital. Do mesmo modo, o pedido do CRCPB e Sescon-PB para a aceitação da Carteira Nacional de Habilitação pela Jucep também não pôde ser acatado. A justificativa é de que não há instrução normativa do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) para tal.

Ao final da reunião, foi proposta a realização de eventos em conjunto entre as três entidades com o objetivo de otimizar o trabalho dos profissionais da Contabilidade e o funcionamento das empresas paraibanas.