CRCPB faz doação de alimentos arrecadados no projeto Quintas do Conhecimento

Comissão da Mulher, funcionários do CRCPB e diretor da Vila Vicentina

Mais de 200 quilos de alimentos não perecíveis foram entregues, na tarde da última segunda-feira, 22, à instituição de caridade Vila Vicentina, no bairro da Torre, em João Pessoa. Os mantimentos foram arrecadados pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) durante o programa de educação continuada Quintas do Conhecimento. A doação faz parte de um dos projetos da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, que sugeriu a forma de arrecadação dos alimentos através das inscrições para as palestras realizadas no CRCPB.

“Somente somos os transportadores, quem contribui são as pessoas que doam, que participam do Quintas do Conhecimento”, disse Terezinha Carvalho, coordenadora da Comissão da Mulher. “O CRCPB está dando um passo muito grande. Precisamos devolver, de alguma forma, à sociedade o que ela faz por nós”, acrescentou.

Diretora do CRCPB ajuda na entrega dos alimentos à instituição de caridade

A Vila Vicentina é uma instituição filantrópica que abriga atualmente 60 idosos (31 homens e 29 mulheres). A casa funciona desde 1944 e praticamente não tem auxílio de governos públicos, sendo custeada por uma parte da aposentadoria dos idosos residentes. “Campanhas como essa do CRC é que nos permitem continuar trabalhando. A gente existe pra tentar preencher uma lacuna deixada pela família, pela sociedade e pelo Estado”, disse Marcelo Paulino de Melo, diretor presidente da instituição.

De acordo com lei federal, as instituições filantrópicas não podem cobrar mensalidade. O custeio das despesas é coberto por, no máximo, 70% da aposentadoria de cada idoso. Na Vila Vicentina, 90% dos aposentados recebem um salário mínimo. “Em números do Conselho Municipal do Idoso, um residente em uma instituição como a nossa chega a custar R$ 1.200 por mês. A diferença entre o que recebemos de cada um deles e o custo final é de cerca de R$ 500”, esclareceu.

O CRCPB continua arrecadando alimentos. Além da Vila Vicentina, há outras instituições que serão atendidas pela campanha do Conselho, como Missão Atalaia de Jesus, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (Apae), Casa da Paz Maria de Nazaré, Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Nova Vida, Casa Pequeno Davi e Donos do Amanhã.

Idosos da Instituição Vila Vicentina

Os interessados em fazer doações, podem levar os alimentos à sede do CRCPB, na Rua Rodrigues de Aquino – 208, João Pessoa. Os donativos continuam sendo solicitados a cada profissional ou estudante que assiste às palestras do Quintas do Conhecimento. Atualmente, a Comissão Estadual do Voluntariado da Classe Contábil do CRCPB, que desenvolve este tipo de atividade, está agregada à Comissão Estadual da Mulher Contabilista.