CRCPB: Evento reúne contadores para discutir Contabilidade Governamental

 

Aconteceu na noite de ontem o webinar Contabilidade Governamental: O futuro já começou – Transição, Encerramento e Início de Mandato. o evento contou com a participação de participantes de vários estados do Brasil e foi organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), em parceria com a Comissão Aplicada ao Setor Público (CASP). O evento também contou com o apoio da Comissão Eleitoral, da Federação das Associações de Municípios da Paraíba.(Famup) e da Associação Paraibana de Contadores Públicos (APCP).

 

Participaram como palestrantes Marcus Vinicius Passos de Oliveira, Contador, Administrador, Especialista em Controladoria Governamental – Fecap-Ba e Mestre em Ciências Contábeis – FUCAPE-ES; Éber Wesley Lemos de Queiróz, Contador, pós-graduado em contabilidade e controladoria e mestre em gestão pública pela UFPE e Luzemar Martins, Auditor de Contas Pública e Coordenador do Comitê Técnico do TCE-PB.

 

Também compuseram a mesa virtual o presidente do CRCPB, Brunno Sitônio, a vice-presidente de fiscalização, ética e disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Maria de Carvalho, o presidente da APCP, Alexandre Aureliano, a coordenadora comissão de formação profissional do CRCPB, Tatiane Benevides, e os coordenadores da Comissão CASP Cleber Figueiredo e Socorro Brito. 

 

Durante a abertura do evento digital, o presidente do CRCPB, Bruno Sitônio, destacou a importância do encontro para a formação continuada dos profissionais. “Quero agradecer à Comissão CASP por promover mais um evento de capacitação onde nós vamos discutir o desenvolvimento profissional, uma de nossas missões e de todo o sistema CFC/CRCs. É com muita satisfação que iniciamos essa última etapa do ano desta comissão, uma comissão que foi destaque nacionalmente e que independente da pandemia promoveu grandes debates”, destacou.

 

A palestra de abertura foi ministrada por Luzemar Martins, que trouxe como tema as recomendações do Tribunal de Contas da Paraíba quanto ao encerramento da gestão e transição. Já o segundo palestrante da noite, Marcus Vinícius Passos de Oliveira abordou o encerramento de exercício e a transmissão de mandato como tema principal. A terceira e última palestra da noite foi ministrada por Éber Wesley Lemos de Queiróz, e trouxe o debate sobre os desafios a serem enfrentados durante o início de mandato. 

 

Durante o encerramento, a vice-presidente de fiscalização, ética e disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Maria de Carvalho, finalizou o evento destacando a relevância da atenção às discussões em torno da contabilidade pública. “Parabéns pela iniciativa. Foi impossível desligar de vocês um só minuto. Muito obrigada pelas lições que vocês trouxeram”.