CRCPB e representantes da classe contábil reúnem-se com Secretaria da Receita de João Pessoa

Na tarde o último dia 5 de julho, o vice-presidente de Desenvolvimento Institucional, Brunno Sitonio, e o ouvidor Fernando Augusto, ambos do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), estiveram reunidos com representantes da classe contábil e o secretário adjunto da Receita da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Adenilson Ferreira. Na pauta da reunião, proposta pelo Conselho, estiveram as mudanças em relação à Nota Fiscal Eletrônica, que estão sendo implantadas pelo Município. Também foram discutidos temas relativos à Legislação Tributária e as demandas mais frequentes dos contadores e técnicos em Contabilidade.

Esta foi a primeira reunião com o objetivo de apresentar as reais necessidades da classe contábil e sua relação com a Secretaria da Receita. A partir dela, será proposta uma audiência com todos os representantes da categoria, a ser realizada na sede do CRCPB. Também ficou decidido que será redigida uma carta de solicitações, elaborada pelos mesmos representantes, e encaminhada formalmente ao órgão municipal.

“É com satisfação que recebemos os profissionais da Contabilidade. A classe está sempre próxima da fiscalização, da Receita. O diálogo mostra que a gente pode melhorar o serviço com o contribuinte, com os contadores”, disse o secretário adjunto da Receita, e também contador, Adenilson Ferreira. Ele acrescentou que, para o novo sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica que será implantado até o próximo mês de setembro, considera importante buscar as sugestões dos profissionais que trabalham com isso diariamente.

Brunno Sitônio, vice-presidente do CRCPB, analisou que “à medida que o contador transmite informações sobre a gestão e a atividade econômica de seu cliente, e, ao mesmo tempo, traduz o emaranhado de legislação e obrigações legais, coloca-se como elo entre a classe empresarial e o Estado. Partindo dessa premissa, o profissional contábil torna-se parte importante no desenvolvimento econômico do Município”.

Estiveram presentes na reunião os representantes do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado da Paraíba (Sescon – PB) Joelmarx Sobrinho, vice-presidente, e Abelci de Assis, diretor de eventos. A Associação dos Profissionais e Estudantes de Contabilidade da Paraíba (Aspecont-PB) esteve representada pelo contador Garibaldi Dantas, e o Sindicato dos Contabilistas no Estado da Paraíba (Sincontab – PB) pelo seu presidente Laércio Braga. Participaram também os contadores Roberto Cavalcanti e Ronille Pacelli.