Contadores são Homenageados em Seu Dia

Homenagem CMJP 2015

Contadores são homenageados em seu dia

Os contadores, que têm seu dia celebrado no dia 22 de setembro, foram homenageados pela Câmara Municipal de João Pessoa, através de sessão especial proposta pelo vereador Sérgio da SAC (SD), e teve Raoni Mendes (PDT) como secretário. Mais concurso público para a categoria, investimento nas plataformas online de emissão de notas fiscais e a inserção da contabilidade no currículo escolar foram alguns temas defendidos.
“Tenho grande alegria em homenagear os contadores. Além desta data ser um marco histórico, ela serve para reafirmar a importância dessa classe, que cuda do patrimônio público e privado. Eles transformam números em realidade, contribuem com o crescimento econômico e social, com ética e respeito na construção do melhor. Parabenizo a todos esses trabalhadores que exercem sua função com zelo. Graças ao seu trabalho poderemos contar com dias melhores para enfrentar desafios”, destacou Sérgio da SAC.

Raoni Mendes defendeu que haja o ensino de contabilidade, de forma extra curricular, na grade de estudos dos ensinos fundamental e médio. Ele frisou que está nas mãos desses profissionais a “salvação do País”, principalmente das empresas, haja vista a crise econômica que o Brasil enfrenta.

“Não apenas para uma atividade técnica ou de trabalho, mas para a formação de cidadãos mais preparados para a sociedade, mais conscientes. Queríamos que mais técnicos e profissionais desta área ocupassem mais espaços na esfera pública. Defendo mais concurso público para a categoria. Assim ampliaríamos o trabalho feito na esfera política com o conhecimento técnico desses profissionais”, argumentou Raoni.

Autoridades valorizam papel da categoria

O reconhecimento e a valorização da profissão foram destaques na fala da representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a conselheira Terezinha Carvalho. Ela também citou a união da classe para obter mais representatividade.

Já o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB), Glaydson Trajano citou a contribuição da contabilidade à Justiça e à polícia como forma de combate à corrupção, lembrando escândalos de lavagem de dinheiro e desvios na conduta de políticos. “Vocês, contadores, lutem na CMJP e nesta Capital por uma cidade melhor”, salientou Glaydon.

Representando o Executivo pessoense, o contador Gilsandro Costa Macedo, falou da importância da capacitação contínua dos profissionais da área e a importância dos conselhos de classe em garantirem projetos com este fim.

Mais tecnologia na emissão de notas fiscais

Lucas de Brito (DEM) disse que não há democracia sem transparência e relacionou o trabalho dos contadores como essencial para isso. Ele pediu que em termos de atividades que dependem da intervenção do poder público, que seja facilitada a vida do contador.

“Reflitamos sobre a dificuldade e problemas na emissão de notas fiscais. Peço que o Executivo invista em mais tecnologia para que isso seja feito da melhor forma online. Contratos e transações de empresas já deixaram de ser realizados por causa da morosidade ou não funcionamento das plataformas de emissão de notas fiscais no Município”, alegou.

Também estiveram presentes na sessão especial o vereador Santino (PT do B); o secretário executivo da Controladoria-Geral do Estado da Paraíba (CGE-PB), Gilmar Martins Santiago, que representou o Executivo Estadual; o presidente do Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores no Estado da Paraíba (Sincontab-PB), Laércio Braga; o representante do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Sérgio Ricardo Ribeiro; além de outras entidades.

Contador não é contabilista

O contador é o profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa. Existe uma diferença entre o este profissional e o contabilista. Contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contábeis, enquanto o contabilista tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade. O Dia do Contabilista é comemorado em 25 de abril.

Sérgio da SAC fez questão de lembrar que, no Brasil, a data faz referência ao dia da criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis no País, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O curso foi oficializado por meio do Decreto de Lei 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo presidente Getúlio Vargas.

Com CMJP