Contabilidade Pública | Presidentes do CRCPB, TCE-PB e APCP reúnem-se em João Pessoa

Cleber Figueiredo, Alexandre Aureliano, Arnóbio Viana e Brunno Sitônio.

Para debater as demandas dos profissionais da Contabilidade que atuam no setor público, o presidente do CRCPB, Brunno Sitônio, participou de reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Arnóbio Viana. A visita à sede do órgão, realizada nesta terça-feira, 28, contou com a participação do presidente da Associação Paraibana dos Contadores Públicos (APCP), Alexandre Aureliano, e do contador público Cleber Figueiredo.

A pauta inicial tratou da instalação de um grupo de trabalho formado por contadores e membros do Tribunal, com o objetivo de promover diálogos entre os profissionais da Contabilidade e o órgão de controle. Através de representantes do CRCPB e da APCP, o espaço poderá possibilitar a otimização dos serviços contábeis de acordo com as exigências do TCE. A cooperação entre as entidades também deverá aproximar os contadores dos debates acerca das necessidades do Tesouro Nacional e de órgãos que determinam as legislações contábeis.

O Conselho e a Associação solicitaram, ainda, a utilização, por parte dos profissionais contábeis, do espaço físico destinado aos advogados no prédio do Tribunal de Contas, o que de pronto foi acolhido pelo presidente Arnóbio Viana. A reunião desta terça-feira tratou também das atividades ligadas ao setor público para o ano de 2020. Os serviços contábeis prestados aos municípios paraibanos e as informações repassadas ao Tribunal de Contas foram debatidos.

Para o presidente do CRCPB, Brunno Sitônio, “o estreitamento com os órgãos de controle é de fundamental importância. O gestor público que valoriza o profissional da Contabilidade terá uma gestão com boas práticas e, acima de tudo, trará segurança aos atos de gestão”. Na reunião, o presidente do Conselho ratificou o convite ao representante do TCE para a participação da posse da nova gestão do CRCPB, que acontecerá no próximo dia 3 de fevereiro, no Auditório Celso Furtado, do Tribunal.

Alexandre Aureliano, presidente da APCP, acredita que a cooperação entre as entidades pode trazer resultados positivos para a classe contábil do setor público da Paraíba. “Foi uma reunião bastante proveitosa. Espero que a gente possa ter um grande ano de trabalho com grandes atitudes e mobilizações por parte da categoria, e colocar em prática tudo o que conversamos com o presidente do TCE”, disse.